agencia

Notícias

Segunda-feira, 25/06/2018 - 16h54

Em mais uma ação de saúde na escola, Prefeitura reforça compromisso com os estudantes da rede

Cerca de 140 alunos da rede municipal receberam óculos de grau em mais uma ação do Programa Saúde na Escola que tem o objetivo de garantir atenção integral aos estudantes municipais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Aluna da escola Henrique de La Roque recebe óculos de grau em ação que integra o programa Saúde na EscolaEm mais uma ação voltada à saúde nas escolas, a Prefeitura de São Luís entregou cerca de 140 óculos de grau a estudantes da rede municipal de ensino. A ação ocorreu nesta segunda-feira (25) e beneficiou alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Henrique de La Roque, localizada na Vila Embratel. A entrega aconteceu no anexo do Hospital Universitário Presidente Dutra, no mesmo bairro. Semana passada, a gestão do prefeito Edivaldo já havia entregue mais 160 óculos também para estudantes municipais.

A assistência oftalmológica aos estudantes é realizada por meio do projeto Consultórios Itinerantes, integrado ao Programa Saúde na Escola (PSE), de iniciativa do Governo Federal e desenvolvido em parceria com estados e municípios. Em São Luís, o PSE ocorre a partir de uma articulação entre as secretarias municipais Saúde (Semus) e de Educação (Semed) e o Hospital Universitário Presidente Dutra.

Nesta segunda-feira (25), participaram da ação os secretários municipais de Educação, Moacir Feitosa e Saúde, Lula Fylho e ainda do vereador Ricardo Diniz, parceiro na ação com a doação de lentes.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, frisou que esta é uma ação importante para a qualidade da vida escolar das crianças. "Esta é uma oportunidade de as crianças receberem os óculos adequados à sua demanda, receitados por meio de um programa sério, desenvolvido com parceiros comprometidos. A aquisição dos óculos vai ajudar no rendimento escolar", disse o titular da Semed.

O trabalho integrado entre as secretarias municipais foi ressaltado pelo secretário municipal de Saúde, Lula Fylho. "A Prefeitura, por meio do trabalho conjunto da Semus e Semed, e com as nossas parcerias, tem contribuído para melhorar a qualidade de vida dos alunos e o desenvolvimento deles em sala de aula. Problemas oftalmológicos relacionados à baixa acuidade visual podem resultar em evasão escolar; por isso, estamos fazendo uma intervenção muito importante que gera saúde e educação".

"O objetivo é melhorar a saúde ocular de alunos da rede municipal de ensino e de escolas comunitárias, contribuindo para a saúde dos jovens e para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem", disse o vereador Ricardo Diniz.

O estudante Samuel Victor, 11 anos, ficou feliz por ter recebido os óculos. "Antes eu tinha dor de cabeça e não enxergava bem. Agora tudo vai melhorar", disse.

NÚMEROS

Até 2018 foram entregues 2.113 óculos pelo Programa Saúde na Escola, por meio dos Consultórios Itinerantes. E foram 7.472 consultas desde outubro de 2013. Ano passado  o programa contou com a parceria das Óticas Diniz.

Na semana passada, cerca de 160 estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro (Centro), e os anexos Nossa Senhora Aparecida (Monte Castelo) e Pedro Bertol (Jaracati) foram beneficiados pela Prefeitura com a entrega de óculos de grau.

Os estudantes passaram pelo atendimento oftalmológico no Hospital Universitário Presidente Dutra, para identificar possíveis problemas de visão. Nos casos em que foram constatadas a necessidade de óculos, os alunos escolheram um modelo de armação e receberam os óculos na própria escola em que estudam. O processo foi inteiramente gratuito.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem