agencia

Notícias

Quarta-feira, 27/06/2018 - 12h51

Brincadeiras e danças típicas marcam arraial do Centro-Dia Infantil equipamento social da Prefeitura

Apresentações de danças, quadrilhas, bumba meu boi e comidas típicas animaram o local, o tom da festa foi dado pelo Bumba Meu Boi do Centro-Dia Adulto

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O tom da festa foi dado pelo Bumba Meu Boi do Centro-Dia Adulto, formado pelos próprios usuários do serviço e cuidadores

A temporada de festas juninas chegou também para as famílias e crianças acompanhadas pelo Centro-Dia Infantil, localizado no bairro da Cidade Operária. Apresentações de danças, quadrilhas, bumba meu boi, brincadeiras do período e comidas típicas, foram algumas das atrações que animaram o local na última quarta-feira (27). As atividades aconteceram no Centro-Dia Infantil - Serviço Especializado da Assistência Social para Pessoas com Deficiência, voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos - equipamento social da Prefeitura de São Luís. As ações no Centro são executadas pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) em parceria o Instituto Pobres Servos da Divina Providência.

Com apresentações da Dança da Peneira, do Carimbó do grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras da Cidade Operária e muitas brincadeiras, as famílias e crianças interagiam o tempo todo. O tom da festa foi dado pelo Bumba Meu Boi do Centro-Dia Adulto – formado pelos próprios usuários do serviço e cuidadores, que já em clima de copa levantou a torcida para o jogo de hoje da seleção brasileira.

"Nosso objetivo é ofertar atividades culturais às famílias para que elas possam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, ao mesmo tempo, em que as crianças participam de atividades diferenciadas e experimentam novos ritmos que ajudam elas a melhor se expressarem", explicou a coordenadora do Centro-Dia Infantil, Maiany Sousa.

Maisa Lima, 27 anos, mãe de Edivaldo de 2 anos e 6 meses, comentou sobre a alegria de participar das brincadeiras e o acolhimento do centro. "Para nós está sendo muito bom. Tudo aqui foi preparado com muito carinho e amor. Aqui, nós podemos sair um pouco da rotina entre a terapia e as consultas, aproveitando para interagir com outras famílias também", comemorou Maisa.

CENTRO-DIA INFANTIL

Os serviços do Centro-Dia são voltados para crianças com deficiência e suas famílias. A prioridade é o atendimento a crianças com microcefalia, na faixa etária de 0 a 6 anos. As atividades são voltadas para o apoio às famílias com crianças com microcefalia e outras deficiências. O centro trabalha na perspectiva de ampliar a rede de cuidados, atendimentos especializados e organizar ofertas próprias, com vistas à acessibilidade, inclusão e participação social.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem