agencia

Notícias

Sexta-feira, 29/06/2018 - 12h38

Arraial da Maria Aragão registra recorde de público na noite de quinta-feira (28)

A programação faz parte do São João de Todos, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

         Números oficiais da Polícia Militar do Maranhão confirmam o sucesso de público do Arraial da Maria Aragão
Números oficiais da Polícia Militar do Maranhão confirmam o sucesso de público do Arraial da Maria Aragão. Na última quinta-feira (28), foi registrada a presença de 30 mil pessoas, em dados estimados. Dentre as atrações da noite, teve show do cantor cearense Fagner e apresentações folclóricas de bumba-boi, dança do boiadeiro e quadrilha junina. A programação faz parte do São João de Todos, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

Os dados foram passados pelo Major Mauro, à frente das operações no dia, logo após as apresentações. "Estimativas feitas pela PM envolveram a Praça Maria Aragão e os arredores (Praça Gonçalves Dias). Também foi verificado que tudo ocorreu dentro da normalidade, com poucas ocorrências", informou o PM que também confirmou que houve recorde de público no arraial, que tem registrado, em dias de shows, a presença de 25 a 30 mil pessoas.

"Tudo isso demonstra que o São João da Maria Aragão é referencia na cidade. Até o momento, tivemos cerca de 150 apresentações, garantindo a diversidade da nossa cultura, que é marca da Prefeitura de São Luís", destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Além disso, segundo o secretário, há quase mil famílias envolvidas, direta e indiretamente, gerando e obtendo renda. "Este ano, o espaço destinado ao comércio informal foi ampliado, contemplando pequenos empreendedores e afins, que também foram isentados de taxas por parte do Município, conforme orientação do prefeito Edivaldo", completou.

SHOW DE FAGNER

O cantor Raimundo Fagner foi a atração nacional desta quinta-feira (28) no Arraial da Maria Aragão. O público cantou novos e antigos sucessos do artista, que tem mais de 40 anos de carreira e é considerado um dos grandes nomes da MPB. 'Canteiros', 'Deslizes', 'Borbulhas de Amor' foram entoadas com um coro de 30 mil pessoas.

"Estou muito feliz em ter vindo mais uma vez ao encontro do público de São Luís, que sempre me prestigia e eu a ele. A noite foi muito bonita, agradeço pelo convite que me trouxe", declarou o cantor após o encerramento do show.

Antes da apresentação de Fagner, visitantes e turistas do arraial viram as apresentações da Dança do Boiadeiro Potência Country e Quadrilha Flor do Sertão, que fez belíssima performance do palco das manifestações folclóricas da Maria Aragão com seus mais de 30 pares.

Na entrada do Boi de Orquestra Encanto da Ilha, o garoto Caliel Duarte Machado, 13 anos, declamou um cordel no palco do arraial, a convite dos organizadores do evento. Acompanhado pela avó paterna, Helena Costa, o menino foi bastante aplaudido pelos presentes. A apresentação também teve um momento especial, que batizou a brincadeira em pleno arraial pelo padre Haroldo, mais conhecido como Padre Boieiro. "Já fiz o batismo de 20 grupos de bumba-boi e o Encanto da Ilha me fez o convite para realizar esse momento especial aqui, na presença do público", disse o religioso. Padre Haroldo também cantou e dançou toadas com os brincantes da manifestação.

Quem também se apresentou na noite foi o Boi de Guimarães (Zabumba), Boi de Itapera do Maracanã (Matraca), Boi Meu Tamarineiro (Orquestra) e o Boi de Apolônio (Baixada). Na Arena do Forró, quem comandou o ritmo foram as bandas de Zeca Melo e do Grupo Três do Forró.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira (29), Dia de São Pedro, o Arraial da Maria Aragão terá show da cantora maranhense Teresa Canto e as atrações Quadrilha Junina Império do Sertão, Cacuriá Estrela do São Francisco, Boi Brilho de Areia Branca (Costa de Mão), Boi Tradição de São Bento (Orquestra), Boi de São José dos Índios (Matraca), Boi de Sonhos (Orquestra) e Boi do Maiobão (Matraca).

Na Arena do Forró, o público se divertirá ao som de Andrezinho e Os Brotos do Forró e Forró Bom Demais. Além de São Pedro, outro santo católico que ser festejado nessa reta final dos festejos juninos é São Marçal, cujo maior centro difusor de homenagens é o Bairro do João Paulo, onde uma multidão de brincantes faz questão de se apresentar em saudação ao santo.

Neste sábado (30), das 18h30 às 21h30, haverá um momento da programação dedicado a apresentação das quadrilhas classificadas para o Festival Nacional de Quadrilhas Juninas. Sendo elas: Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão, Rosa Amarela, Juventude Esperança, Princesa do Cajupe, Império do Sertão, Rainha do Sertão, Juventude do Sertão, Pé Trocado e Fogo Caipira.

Logo após, é a vez do show de Fabio Alta Tensão. Haverá ainda apresentações dos grupos de Boi de Orquestra de São Simão, Boi da Baixada de Santa Fé e Boi de Orquestra de Nina Rodrigues. Na Arena do Forró, o comando ficará com as bandas Trio Mandacaru e Kambada do Forró.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem