agencia

Notícias

Domingo, 01/07/2018 - 12h14

Etapa do Festival Nacional de Quadrilhas Juninas movimentou Arraial da Maria Argão no sábado (30)

Neste domingo (1º), última noite de programação, show de Pinduca e apresentações de grupos folclóricos são as grandes atrações

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Arraial da Maria Aragão abriu espaço para etapa do Festival Nacional de Quadrilhas JuninasNo penúltimo dia de programação, o Arraial da Maria Aragão abriu espaço para a apresentação de sete quadrilhas juninas. Elas disputaram classificação para o Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, que será realizado em Brasília (Distrito Federal), de 3 a 5 de agosto, com apoio do Ministério do Esporte. O Arraial da Maria Aragão integra o São João de São Luís, realizado pela Prefeitura e Governo do Estado e encerra neste domingo (1º), com show de Pinduca e grupos folclóricos, após 17 dias de festa nos quais passaram mais de 200 atrações, com recorde de público.

"A temporada junina se aproxima do fim e os resultados já são muitos satisfatórios. O público se fez presente em todos os dias de Arraial da Maria Aragão, que teve recorde de visitantes. É muito gratificante ver o quanto os ludovicenses e os turistas se empolgam com nossas manifestações culturais e são apaixonados pela nossa cultura. É realmente uma grande festa", ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão. 

A quadrilha Mirim Mocinha do Sertão, da Vila Dom Luís, fez a abertura da competição, mas não entrou na avaliação dos quatro jurados convocados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), para fazer a pontuação da classificada. A brincadeira, composta só por crianças entre 6 e 11 anos, entusiasmou o público que aplaudiu a iniciativa.

As concorrentes foram a Alegria da Vila (Vila Embratel), Juventude Esperança (Alto da Esperança), Rainha do Sertão (do bairro Mato Grosso), Juventude do Sertão (Vila Luizão), Pé Trocado (conjunto São Raimundo) e Fogo Caipira (Divinéia). As quadrilhas Princesa do Cajupe (Cajupe) e Império do Sertão (Areinha) não compareceram.

A grande vencedora da noite foi a Fogo Caipira, seguida pela Juventude do Sertão (2º lugar), Rainha do Sertão (3º lugar), Alegria da Vila (4º lugar), Juventude Esperança (5º lugar) e Pé Trocado (6º lugar). As quatro primeiras colocadas irão participar do Campeonato Maranhense de Quadrilhas, no mês de julho. Daqui há duas semanas, as quadrilhas voltam a se encontrar para mais uma etapa de classificação, contando com a presença de uma quadrilha da cidade de Imperatriz, que também será definida por meio de uma competição.

O proprietário da quadrilha Fogo Caipira, Wilson Maia, falou sobre a emoção de ter ganhado o primeiro lugar. "Foi algo maravilhoso. Este ano, o tema trabalhado por nós foi sobre a natureza, a Gaia (terra), usamos elementos teatrais e culturais para narrar a história do meio ambiente que desejamos deixar para nossos filhos e netos", destacou.

O cantor Fábio Alta Tensão fez o show da noite na Maria Aragão. Com a banda composta por 18 integrantes, o artista apresentou um repertório de estilos variados, como forró, arrocha e sertanejo, além de toadas conhecidas do grande público.

"Amei essa noite de programação na Maria Aragão. Curto muito quadrilhas e o show também foi muito bom. A Prefeitura está de parabéns pela organização do arraial, com segurança e confortos oferecidos a quem vem prestigiar as brincadeiras", afirmou o arquiteto João Marcos Fernandes.

Após o show, a programação prosseguiu com os grupos de boi de orquestra de São Simão, boi da baixada de Santa Fé e boi de orquestra de Nina Rodrigues. Na Arena do Forró, a animação ficou por conta das bandas Trio Mandacaru e Kambada do Forró.

 ENCERRAMENTO

O cantor paraense Pinduca, maior expoente do ritmo conhecido como Carimbó, faz show neste domingo (1º) no Arraial da Maria Aragão, a partir das 22h. O Rei do Carimbó tem 36 álbuns gravados. O álbum 'No Embalo do Pinduca' foi indicado ao Grammy em 2017. Um dos inventores da lambada, Pinduca também é precursor do brega no estado natal e no restante do Brasil. Clássicos como "Dança do Carimbó", "Sinhá Pureza", "Garota do Tacacá" e "Carimbó do Macaco" deverão está no repertório que o artista trará para o deleite do público da Maria Aragão.

Também participarão da festa de encerramento do arraial da Maria Aragão, mais oito atrações folclórica do São João de Todos. As apresentações da noite terão inicio às 18h, com o tambor de crioula Mirim de Maria Seguins. Logo em seguida, a quadrilha Rosa Amarela se apresenta para o público, bem como o boi de zabumba de Mestre Basílio e o grupo alternativo Baile de Caixa. A noite também recebe o grupo alternativo Companhia Marizés e o boi de orquestra Brilho da Juventude. Quem encerra a programação é Boi de Morros, do sotaque de orquestra. Na Arena do Forró terá Raimundinho e Forró Pé No Chão e Trio Poeirão.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem