Notícias
Eleição de delegados marca encerramento da Conferência Municipal da Criança e do Adolescente
A conferência promoveu discussões sobre a "Proteção Integral: Diversidades e Enfrentamento às Violências"
A eleição de trinta delegados marca encerramento da Conferência Municipal da Criança e do Adolescente
Após três dias de debates foi encerrada na tarde desta quinta-feira (12), com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual, a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizado no Espaço Orienta, no bairro do Renascença, o evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), e promoveu discussões sobre a "Proteção Integral: Diversidades e Enfrentamento às Violências".
A presidente do CMDCA destacou a importância do evento e o diferencial de contar com a participação efetiva das próprias crianças e adolescentes durante os debates. "A Conferência é um ambiente muito rico com espaço de deliberação para as políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal. É importante lembrar, que não basta deliberar, após esse momento é necessário acompanhar a efetivação daquilo que foi aprovado, isso dá o sentido a Conferência", argumentou.
Foram definidas propostas, escolhidas a partir dos seguintes eixos temáticos: a Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; a Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; o Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; a Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e os Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
A secretária da Semcas, Andreia Lauande reforçou o empenho do poder público em trabalhar para a execução das propostas. "Como administração municipal, reforçamos o compromisso com a efetivação das políticas públicas voltadas para esse público. Nós conseguimos avançar muito na gestão do prefeito Edivaldo, que definiu criança e adolescente como prioridade", afirmou.
DELEGADOS
Durante o evento foram eleitos 30 delegados entre titulares e suplentes, entre adolescentes, sociedade civil, poder público, conselheiros tutelares, sistema de justiça e CMDCA.
O delegado eleito da sociedade civil no segmento das pessoas com deficiência, Valquimar Correira Santiago Junior, destaca a luta desse público na construção das políticas públicas. "Precisamos criar espaços para defesa das pessoas com deficiência, principalmente de crianças e adolescentes. Meu objetivo é lutar para sermos ouvidos e ter nossos direitos garantidos", disse.
Já o menino, Rodrigo Ferreira Carneiro Sousa, 8 anos, eleito delegado na Conferência, destacou a participação e protagonismo infantil. "Nós crianças também queremos e precisamos ser ouvidas. Como podem fazer políticas públicas para nós sem a nossa participação? Também queremos lutar por uma sociedade melhor para todas as crianças, saúde, educação e segurança", disse o menino.
Leia mais sobre Assistência Social

Prefeitura de São Luís passa a oferecer oficina de Arte Circense por meio do Circo Escola

Prefeitura e Acimavil encerram edição 2018 do Projeto Oportunizar com certificação de alunos

Prefeitura e Fundação Sousândrade firmam parceria para potencializar atividades na área social

Prefeitura realiza programação de férias no Centro de Convivência da Vila Luizão

Prefeitura de São Luís promove ação de socialização com famílias atendidas no Centro-Dia Infantil