agencia

Notícias

Atualizado em 07/11/2013 às 18h20

Prefeitura de São Luís defende ampliação de parcerias com governo federal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo destaca a importância do diálogo entre as esferas governamentais em nome da populaçãoO prefeito Edivaldo Holanda Júnior defendeu na manhã desta quinta-feira (7) a ampliação das parcerias entre o governo federal e os municípios para reduzir as desigualdades existentes no país, durante Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeita. O evento é realizado pelo governo federal para intensificar as orientações sobre programas, ações e linhas de financiamento disponíveis para as cidades.

"Hoje nós temos inúmeras ações sendo realizadas com recursos do governo federal, o que demonstra a fundamental importância desse diálogo entre as esferas governamentais em nome da população. É um momento privilegiado porque o governo da presidenta Dilma entende que a união dos esforços, mais do que uma mera formalidade, é uma necessidade real para que os avanços aconteçam", destacou o prefeito Edivaldo.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti, os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e de Minas e Energia, Edison Lobão, a governadora do Estado, Roseana Sarney, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, além de deputados federais e estaduais participaram do evento.

Para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o encontro entre os gestores municipais do Maranhão e representantes do Governo Federal reforça a necessidade de que novas parcerias sejam firmadas para a execução eficaz das políticas públicas. "O repasse de recursos federais, que são tão importantes, como aqui reconhecemos, não pode retirar da pauta a necessidade de repensarmos o pacto federativo, assegurando melhor financiamento das políticas públicas executadas no municípios", defendeu.

No Encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participaram de palestras e receberam atendimento individual de técnicos de diversos ministérios nas Salas de Atendimento de 14 ministérios, iniciativa que trará novos avanços em menor tempo, como explica a ministra Ideli Salvatti. "O que nós queremos com esse evento é criar mais oportunidades para que os prefeitos sejam atendidos de forma rápida, sem precisarem se deslocar à Brasília com todos os trâmites burocráticos necessários. Desse modo, equacionamos melhor os problemas, estreitamos as parcerias e melhoramos a vida das pessoas", enfatizou.

O secretário de Educação, Geraldo Castro, também participou do evento e assistiu à palestra de políticas públicas para a Educação. Para ele, o Encontro irá possibilitar a captação de novos recursos a curto e longo prazo. "O mais interessante desse encontro é que poderemos conhecer com detalhes todos os programas e parcerias que poderemos firmar com a esfera federal do Governo, o que é maravilhoso. Significa mais avanços na educação, saúde, infraestrutura, habitação. É a certeza de que teremos capital para alavancarmos novas obras", afirmou.

O evento reuniu gestores municipais de todo o estado e teve como objetivo apresentar informações sobre os programas e as ações realizadas pelo Governo Federal em parceria com os municípios, além de fortalecer a relação federativa entre União e os municípios. O mesmo encontro já foi realizado em outros estados brasileiros e já reuniu três mil gestores municipais.

Também estiveram presentes os secretários Rodrigo Marques (Governo), Márcio Jerry (Comunicação), Cesar Felix (Saúde), Andréia Lauande (Assistência Social), Antônio Araújo (Urbanismo e Habitação), Carlos Rogério Araújo (Trânsito e Transportes) e Osmar Filho (Articulação Política).