agencia

Notícias

Sexta-feira, 13/07/2018 - 16h44

São João de São Luís é aprovado por mais de 96% dos turistas que estiveram na capital, diz pesquisa

Ações de incentivo ao turismo implementadas na gestão do prefeito Edivaldo tiveram impacto positivo no grande movimento de turistas durante o período junino e neste mês de férias

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Turistas brincaram e se encantaram com a programação dos arrais de São Luís

Mais de 96% dos turistas que estiveram em São Luís durante o período junino qualificaram como bom, muito bom ou excelente a estadia na capital maranhense. É o que aponta pesquisa realizada entre os dias 15 de junho e 1º de julho pelo Observatório do Turismo do Maranhão, da Universidade Federal Maranhão (UFMA), em parceria com a Prefeitura de São Luís, Governo do Estado e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA). Ações de incentivo ao turismo implementadas na gestão do prefeito Edivaldo, a exemplo da divulgação do destino São Luís em eventos realizados em outros estados, contribuíram para o grande movimento de turistas no período junino e neste mês de férias.

O levantamento, aplicado junto ao público presente nos arraiais da Maria Aragão, Ipem, Nauro Machado e Ceprama, aferiu características como perfil, fluxo de público, gasto médio diário e percepção do turista quanto à infraestrutura e qualidade das manifestações culturais. De acordo com os dados, do universo de turistas que visitaram São Luís, a região Sudeste do país apareceu como a maior emissora de visitantes nesta temporada para a capital maranhense. Foram recebidos turistas de todas as regiões do Brasil e também de outros países.

Para a secretária Socorro Araújo, a singularidade e riqueza cultural dos festejos juninos em São Luís estão se consolidando cada vez mais como atrativo turístico a nível nacional e internacional e, com as ações de incentivo ao turismo executadas pela Prefeitura, a tendência é de crescer cada vez mais. "A gestão do prefeito Edivaldo tem desenvolvido diversas ações de promoção do destino São Luís e do nosso São João. O resultado positivo desse empenho estamos comprovando com essa pesquisa, que mostra o quanto os nossos festejos são encantadores e bem recebidos por quem vem nos conhecer, além, claro, da própria valorização do público local", avalia a titular da Setur.

De acordo com o estudo, mais de 55% dos turistas pesquisados este ano eram procedentes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. No ano passado a pesquisa revelou que dos três maiores estados do Sudeste, o percentual deste contingente alcançou 37%, o que representa um aumento de quase 20%.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, considera esta elevação como resultante das várias ações de promoção do destino desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís em feiras e outros eventos do trade turístico realizados na região Sudeste. Outro dado que mostra que as atividades de divulgação do São João de São Luís surtiram efeito é o que aponta que 79,52% estava participando da festividade pela primeira vez.

A divulgação dos atrativos culturais tem sido a principal estratégia para aumentar o fluxo de visitantes durante este período. O objetivo da pesquisa, que contou também com apoio da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Maranhão (ABHI/MA), é suprir a necessidade de estatísticas confiáveis pela metodologia para identificar o fluxo turístico no estado, destacando cada polo.

Para o coordenador do Observatório do Turismo da UFMA, professor doutor Saulo Ribeiro dos Santos, a pesquisa aponta os diversos avanços conquistados pelo setor turístico em São Luís. "Em relação ao ano passado, houve crescimento em quase todas as áreas. Todos os números são maiores. Cresceram principalmente em relação à procedência dos turistas das regiões Nordeste e Sudeste", aponta.

Segundo avalia o professor, a influência das postagens em redes sociais tem fomentado o destino de maneira crescente. As redes sociais divulgaram o São João de São Luís para pelo menos 12% do público que veio para participar dos festejos. O uso das ferramentas on-line foi outra ação consolidada pela gestão Edivaldo, com o lançamento das redes sociais (Instagram, Facebook e Instagram) do destino e o aplicativo Turismo São Luís, disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android.

A pesquisa aponta ainda que o maior número de turistas se deslocou para São Luís utilizando o avião como meio de transporte (77,09%). Destes, 66,31% tiveram o lazer como motivação da viagem, e 66,04% usaram hotéis, pousadas e albergues como meio de hospedagem. Do universo de visitantes, 60,10% foram do gênero feminino e a maioria da faixa etária entre 46 e 60 anos (31,54%), e com ensino superior completo (57,68%). Com estadia média de cinco dias, o turista teve gasto médio de R$ 201,00, cifra muito superior ao registrado em outros períodos, quando fica em torno de R$ 50,00.

Sobre a avaliação da programação cultural dos arraiais organizados pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado os números são robustos, com 88, 95% de aprovação. No quesito Estrutura do Evento, a impressão do turista foi de nível satisfatório. Destes, mais de 93% dos turistas que foram aos arraiais aprovaram a decoração e 93% consideraram a iluminação de qualidade destacável. Na avaliação da sinalização turística, que a Prefeitura vem aperfeiçoando com renovação e inclusão mais pontos, 62,27% consideraram excelente, boa ou regular.

NÚMEROS
Procedência do turista
55% Sudeste
15,37% Nordeste
5,93% Centro-oeste
4,31% Norte
3,24% Sul
Perfil do turista
60,10% mulheres
39,90% homens
-
42,05% dos turistas tem um gasto médio diário acima de R$ 201 na viagem
-
57,68% com Superior Completo
23,18% com Pós-Graduação Completa
-
1 a 5 dias de estadia na cidade
-
66%,04% utilizaram hotel/pousada/albergue como principais meios de hospedagem
77,09% utilizaram o avião como meio de transporte

                                  Acesse aqui galeria de imagens