agencia

Notícias

Sábado, 14/07/2018 - 11h50

Prefeitura de São Luís intensifica manutenção paisagística em rotatórias e canteiros da capital

Os trabalhos, que visam à preservação da paisagem urbana da cidade, contemplam as principais avenidas da cidade; Praça Pedro II ganhou novas palmeiras imperiais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Os trabalhos, também realizados em áreas como a Praça Dom Pedro II, visam à preservação da paisagem urbana da cidade

A Prefeitura de São Luís tem investido na manutenção de jardins dos canteiros e rotatórias centrais situados nas principais avenidas da cidade. Entre as avenidas contempladas na última semana estão Holandeses, Marechal Castelo Branco e da Araçagy. Os trabalhos, também realizados em áreas como a Praça Dom Pedro II, visam à preservação da paisagem urbana da cidade. Equipes do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) atendem à orientação do prefeito Edivaldo de tornar a cidade cada vez mais bonita, com a manutenção do verde das árvores e o colorido das espécies ornamentais.

O trabalho de manutenção nos logradouros públicos da cidade faz parte do eixo Jardim da Minha Rua, braço do São Luis Cidade Jardim, programa de arborização urbana municipal que objetiva realizar intervenções paisagísticas em logradouros públicos da cidade, a exemplo de praças, canteiros, rotatórias, passeios públicos além de áreas de convivência.

De acordo com o presidente do Impur, Fabio Henrique, só esta semana foram realizados serviços em duas importantes avenidas, o que equivale ao atendimento de demandas em toda a extensão das vias. Rotatórias e canteiros receberam serviços de poda, roço, supressão de tocos e árvores mortas além de limpeza.

"A gestão do prefeito Edivaldo está realizando uma grande ação para melhorar o paisagismo da nossa cidade. Além de trazer mais beleza garante mais visibilidade e possibilita maior luminosidade e segurança para os moradores que transitam nas áreas e principalmente motoristas. Iniciamos pela avenida dos Holandeses e nesta semana entramos em mais duas avenidas, importantes corredores de trânsito da capital", detalhou o presidente.

Fábio Henrique ainda explica que o trabalho vai seguir atendendo um cronograma de serviços voltados à manutenção das demais avenidas de grande fluxo de São Luis. "Na próxima semana, vamos dar início aos serviços na Avenida Colares Moreira e em seguida vamos passar para Jerônimo de Albuquerque. A próxima etapa, findada a manutenção das avenidas, será o plantio de mudas de espécies ornamentais variadas", antecipou o presidente.

OUTRAS AÇÕES

Já durante todo o sábado (14), a Prefeitura realizou a ação de transplantio de palmeiras imperiais para composição da Praça da Mãe d´Água, que integra o complexo urbanístico da Praça Dom Pedro II. O serviço de preparação do terreno e de todo o espaço foi iniciado ao longo da semana com a retirada de mangueiras que estavam em desacordo com o plano de paisagismo da área.

No local, foi iniciado o processo de replantio de seis palmeiras de grande porte numa operação considerada de média complexidade. O projeto paisagístico da Pedro II contempla, ainda contempla a colocação de grama do tipo esmeralda nos canteiros.

A execução do novo projeto paisagístico na área da Praça da Mãe D´Água é mais uma etapa das obras de requalificação da Praça D. Pedro II, que estão sendo executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís. As intervenções na D. Pedro II fazem parte de um conjunto de obras realizadas no Centro da cidade, que compreende ainda a requalificação urbanística do Complexo Deodoro - praças do Pantheon e Deodoro e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro - e a restauração da Rua Grande.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem