agencia

Notícias

Sexta-feira, 20/07/2018 - 18h23

Beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida assistem show do Grupo Lamparina

A programação, organizada pela Prefeitura de São Luís, faz parte das ações do Trabalho Técnico Social, voltado para famílias contempladas com habitações do programa

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Os beneficiários assistiram à apresentação do grupo Lamparina, na tarde desta sexta-feira (20)

Moradores dos Residenciais Vila Maranhão e Amendoeiras, do bairro Maracanã, assistiram à apresentação do grupo Lamparina, na tarde desta sexta-feira (20), no Teatro Alcione Nazaré, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Centro Histórico. A programação faz parte das ações do Trabalho Técnico Social, voltado para famílias contempladas com habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida. A atividade, organizada pela Prefeitura de São Luís, teve como objetivo promover uma tarde de lazer e diversão para os participantes, bem como promover a valorização da música nordestina e do folclore maranhense.

"A proposta do Trabalho Técnico Social é promover a integração dos moradores dos residenciais do programa Minha Casa, Mina Vida e oportunizar a eles uma alternativa de diversão, informação e conhecimento", ressalta o secretário municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade. Um total de 250 moradores de várias faixas etárias  assistirem à apresentação do grupo.

O titular da Semurh reitera que, além da moradia digna, a gestão do prefeito Edivaldo garante às famílias beneficiadas autonomia e diversão. As atividades incluem sessões de cinema, passeios programados e outras ações. Os moradores são acompanhados por monitores durante toda a programação e têm ainda momento de lanche.

Pela primeira vez a trabalhadora da área de serviços gerais Williane de Jesus Costa, 32 anos, participa das ações do projeto ao lado dos três filhos – Withiney, 13 anos, Davi, 6 anos e Benjamim, um ano. Ela conta que aproveitou as férias escolares para oferecer uma alternativa de diversão para as crianças. "Eu já conhecia, já participei e gostei demais. Agora, quero que eles se divirtam a aproveitem esse momento", disse.

Acompanhada da neta Yasmim, de seis anos, a cabeleireira Maria das Dores Batista Colasso, 48 anos, viu na agenda uma oportunidade de lazer. "Ela está de férias, quer se divertir e nem sempre temos opções. Gostei muito dessa iniciativa e, quando soube, fiz de tudo para ser incluída. Que bom que pude trazer minha neta", destacou.

O grupo Lamparina é uma iniciativa maranhense que se consolidou no cenário da música, tendo feito apresentações locais, fora do estado e até internacionais, levando a riqueza do folclore maranhense para o mundo. É um dos grupos de grande expressão da música regional da atualidade que apresenta um conjunto de ritmos do Nordeste brasileiro, como o Divino Espirito Santo, o tambor de crioula, o bumba meu boi, além do coco, forró, entre outros.

MORADIA DIGNA E AUTONOMIA

As ações do Trabalho Técnico Social oferecem mais de 80 atividades divididas entre cursos, palestras, oficinas e ações de entretenimento. Na lista de cursos estão decoração de sandálias, confecção de bijuterias, corte de cabelo, design de sobrancelha, maquiagem, pintura em vidro e outros. Entre as atividades culturais, as visitas ao cinema e passeios. As ações seguem o direcionamento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, na inclusão de atividades complementares, objetivando a interação e o desenvolvimento humano dos contemplados.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem