agencia

Notícias

Domingo, 22/07/2018 - 08h05

Quadrilha Mocinha do Sertão é a grande campeã do Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas

O Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas aconteceu na Praia Grande e contou com o apoio da Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Onze quadrilhas participaram da disputa nos dois dias de campeonato, que atraiu o público para a Praia Grande

A noite de sexta-feira (20) foi de muita emoção para as quadrilhas participantes da primeira edição do Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas. A praça da Casa do Maranhão, na Praia Grande, foi o palco das apresentações que contaram com muita graça, cores, brilho e beleza. Os grupos fizeram um espetáculo de tirar o fôlego do público presente.

O campeonato foi promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Vitor Silva, em parceria com a Associação das Danças Sanfonadas e Quadrilhas Juninas do Estado do Maranhão, e correalização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O evento contou com o apoio da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos (Conaqj).

Segundo o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, é de vital relevância fomentar ações que venham valorizar essa dança que é tão tradicional e tão importante para a cultura popular. "O Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas vem coroar uma série de ações que vem sendo desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secult, para apoiar os grupos existentes aqui no Maranhão", disse.

"No Arraial da Praça Maria Aragão, no dia 30 de junho, houve uma das etapas classificatórias para o campeonato que contou com nosso total apoio. É de suma importância essa parceria entre a sociedade civil e o poder público, para que as manifestações culturais, como a quadrilha, continuem tendo relevância e continuem crescendo e se fortalecendo cada vez mais, levando o nome do Maranhão para outros estados", finalizou o titular da Secult.

O público aprovou as apresentações. "As quadrilhas maranhenses estão fazendo um belo trabalho. Estive presente na etapa que ocorreu na Praça Maria Aragão e gostei muito da qualidade das apresentações, então vim prestigiar o campeonato e estou mais encantada ainda com tudo, desde as roupas, as músicas e, principalmente, as coreografias que mostram um intenso preparo e dedicação dos participantes. São meses de trabalho e o resultado está aí com esse grande espetáculo", comentou Lucinete Pereira, que estava na plateia assistindo às apresentações.

Ao final da noite, a Quadrilha Mocinha do Sertão foi declarada a grande campeã do Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas e irá representar o Maranhão no Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, que será realizado em Brasília - DF, de 3 a 5 de agosto, com apoio do Ministério do Esporte.

Ao todo, 11 quadrilhas participaram da disputa nos dois dias de campeonato, cada grupo com trinta minutos de apresentação. As cinco primeiras colocadas já estão classificadas para a próxima edição do evento, em 2019. Confira as quadrilhas classificadas:

1º lugar – Quadrilha Mocinha do Sertão
2º lugar – Quadrilha Fogo Caipira
3º lugar – Quadrilha Flor do amor
4º lugar – Quadrilha Asa Branca
5º lugar – Quadrilha Dançando ao Luar

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem