agencia

Notícias

Domingo, 22/07/2018 - 13h48

Prefeito Edivaldo vistoria ações de revitalização paisagística que estão sendo executadas na capital

Os serviços contemplam canteiros e rotatórias em grandes avenidas, além de espaços na Praça do Pescador, no Portinho, e na Praça Pedro II, no Centro Histórico

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo vistoria ações de revitalização paisagística que estão sendo executadas na capital

Durante o fim de semana, o prefeito Edivaldo acompanhou as ações de revitalização paisagística que estão sendo executadas pela Prefeitura de São Luís em várias áreas da cidade. Realizados pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbano (Impur), os serviços na área do paisagismo urbano contemplam grandes avenidas como Colares Moreira, Castelo Branco e Holandeses, além de espaços na Praça do Pescador, no Portinho, e na Praça Pedro II, no Centro Histórico, que também recebe importantes obras de requalificação executadas pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura.

"Todas essas ações têm como objetivo tornar a nossa capital ainda mais bonita, mais atraente tanto para os ludovicenses como para os turistas que nos visitam. Esse trabalho, que está sendo realizado pelo poder público municipal, tem o objetivo de oferecer à população espaços públicos mais aprazíveis e é, também, fundamental para despertar nos cidadãos o desejo de cuidar melhor da nossa cidade, de zelar pelo que é nosso", destacou o prefeito Edivaldo, que tem investido em obras e ações como essas para a melhoria da qualidade de vida da população ludovicenses.

O trabalho de revitalização paisagística é resultado do programa 'São Luís, Cidade Jardim', que contempla serviços de arborização urbana no município, por meio de intervenções paisagísticas em logradouros públicos da cidade. Os serviços do Impur, em andamento na cidade, contemplam a realização de poda das plantas, o tratamento das árvores que estejam atacadas por algum fungo ou outras doenças; a supressão de árvores, tocos e galhos mortos; e a retirada de ervas daninhas, além da limpeza da área e preparo de terreno para receber novas mudas.

Entre os espaços contemplados estão praças, canteiros, rotatórias, passeios públicos, entre outras áreas de convivência. Durante a vistoria, o prefeito Edivaldo esteve acompanhado do presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, e do secretário municipal de Obras e serviços Públicos, Antonio Araújo. Nos locais onde passou recebeu o carinho da população. 

PRAÇA PEDRO II

Na região da Praça Pedro II, que recebe obras de requalificação executadas pelo Iphan em parceria com Prefeitura, o prefeito Edivaldo acompanhou a execução do projeto paisagístico na Praça da Mãe D´Água e na extensão da Avenida Pedro II. Durante a vistoria, o gestor municipal também esteve acompanhado da arquiteta Verônica Pires, autora do projeto de revitalização da praça.

Nesta etapa da execução do projeto paisagístico na Praça Pedro II, o Impur está podando e replantando algumas espécies, entre elas, palmeiras imperiais que vão dar mais beleza ao local. O projeto busca manter a linguagem já existente no local de grande relevância para a cidade.

"O trabalho da Prefeitura é contínuo e nossa intenção é intensificar as ações nessa área e por toda São Luís, considerando a necessidade e a importância desse trabalho para a cidade", contou o presidente do Impur, Fábio Henrique.

A requalificação urbanística da praça inclui, ainda, a reforma do canteiro central para onde deve retornar a estátua da Mãe D'Água em bronze, de autoria do escultor maranhense Newton Sá, além da restauração de todo o piso de pedras português nas laterais da praça, colocação de banco de concreto e madeira, construção de rampa de acesso para o Palácio Episcopal e Museu da Arte Sacra, entre outras intervenções.

Segundo a arquiteta Verônica Pires, em toda a área foram colocados mais de 70 bancos de madeiros, o que tem permitido maior conforto para turistas durante visita dos pontos mais buscados por visitantes, como o Palácio dos Leões e o Palácio de La Ravardière. "Aqui, temos um projeto completo, paisagístico, urbanístico e de restauro. Tudo em um só lugar. Temos um local importante como a Praça da Mãe D´Água", disse Verônica Pires.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem