agencia

Notícias

Segunda-feira, 23/07/2018 - 15h47

Prefeitura de São Luís intensifica ações de limpeza no Centro Histórico da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Prefeitura de São Luís intensifica ações de limpeza no Centro Histórico da capital

A Prefeitura de São Luís tem intensificado as ações no Centro Histórico de São Luís com novas frentes de trabalho. A região que passa por um momento de revitalização com várias obras executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura, também tem recebido reforço em outros serviços realizados pela Prefeitura. Para melhorar o aspecto urbano, são desenvolvidas ações diárias de limpeza que garantem mais bem-estar para os moradores, comerciantes e frequentadores do Centro Histórico. Este trabalho, que vem sendo implementado na gestão do prefeito Edivaldo, inclui ainda um novo projeto paisagístico de toda a região. 

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância dos serviços de limpeza para a preservação do patrimônio histórico de São Luís. "O Centro Histórico é o principal cartão postal da nossa cidade, é o primeiro local que os turistas visitam quando chegam a São Luís, então, é preciso fazer um trabalho extra para manter a área limpa, pois o acúmulo de lixo acaba facilitando a degradação da área, além de comprometer a beleza de toda essa região", afirma enfatizado que o trabalho segue orientação do prefeito Edivaldo. 

Diariamente, o Centro Histórico recebe diversas frentes de trabalho na área de limpeza urbana. A varrição das ruas ocorre logo no início da manhã, para que os frequentadores encontrem a área limpa assim que chegarem para trabalhar ou para atividades de lazer. A coleta dos resíduos domiciliares e dos estabelecimentos comerciais também é feita todos os dias. Por causa das particularidades urbanísticas da região e por se tratar de área tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade, a coleta nos bairros do Centro Histórico de São Luís é feita com um veículo menor, que causa menos impactos, evitando o comprometimento do casario colonial.

Também são feitas ações constantes de lavagem das praças e escadarias do Centro Histórico, pois isto evita o acúmulo de sujeiras que possam causar mau cheiro. A capina e roçagem são feitas com um intervalo maior de tempo porque o calçamento com paralelepípedo impede o crescimento do capim. Toda a área conta ainda com tonéis espalhados para que a população e frequentadores descartem adequadamente copos plásticos, garrafas PET, papéis e outros resíduos.

AÇÕES EM TODA ÁREA CENTRAL

Para fortalecer as ações de limpeza não apenas na área tombada pelo Iphan, mas em toda a região central da cidade, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana desenvolve ainda ações frequentes de remoção manual e mecanizada do lixo descartado irregularmente no entorno do Anel Viário. O órgão também mantém a lavagem e coleta do lixo dos mercados do Peixe e do Portinho sendo feitos de forma regular. Em todo o Centro de São Luís, a coleta domiciliar é feita diariamente no período noturno.

Também estão sendo feitos estudos para a implantação de um Ecoponto no Centro de São Luís. "Estamos verificando, do ponto de vista técnico, ambiental e urbanístico, se é possível implantar um Ecoponto na região central e qual o melhor local. Com isso vamos coibir o descarte irregular na região. Além disso, estamos fazendo estudos para melhorar o sistema de coleta na área da Rua Grande, após a reforma entre outras ações que fortaleçam as políticas de limpeza no Centro Histórico e área central da cidade", afirma Carolina Moraes Estrela.

REQUALIFICAÇÃO PAISAGÍSTICA E URBANA

Os serviços de limpeza se somam às ações de paisagismo urbano que estão sendo executadas no Centro Histórico da Cidade como o plantio de palmeiras imperiais na Avenida Pedro II, que vem sendo realizado ao longo de julho pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), que além do plantio está executando a poda e tratamento das plantas em diversos pontos do Centro Histórico, como Rua Portugal e Praia Grande.

Na Praia Grande, por exemplo, foram realizados serviços de poda e tratamento das árvores centenárias da Rua da Estrela, com realinhamento dos galhos e curativos para preservação das plantas e manutenção do sombreamento no local.

As ações de limpeza e paisagismo fazem parte do projeto de requalificação do Centro Histórico da capital com a conclusão da requalificação do Museu de Artes Visuais, na Rua Portugal, e com inauguração da Casa do Tambor de Crioula, na Rua da Estrela, obras executadas pelo Iphan, que em parceria com a Prefeitura de São Luís está realizando a requalificação da Avenida Pedro II. As obras contam com recursos federais oriundos do PAC Cidades Históricas. A previsão é de que os serviços da antiga avenida (anteriormente denominada Avenida Maranhense) sejam entregue durante as comemorações do aniversário de 406 anos de fundação da capital maranhense.

                                       Acesse aqui galeria de imagens