agencia

Notícias

Terça-feira, 24/07/2018 - 14h23

Prefeitura de São Luís e CMAS empossam novos conselheiros da área da Assistência Social

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Concelho é formado por representantes da sociedade civil e do poder público

Novos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) tomaram posse na manhã desta terça-feira (24). Durante a cerimônia, foram empossados para o biênio 2018-2020, quarenta membros, entre titulares e suplentes, representantes da sociedade civil e do poder público. O evento promovido pela Prefeitura de São Luís e pelo CMAS aconteceu no Espaço Orienta, no Renascença. A posse de novos membros do CMAS comprova que a gestão do prefeito Edivaldo valoriza a contribuição dos conselhos para a criação e a consolidação das políticas públicas.

"Temos o desafio de desenvolver políticas que garantam os direitos dos cidadãos. Esse espaço do conselho é fundamental para a discussão e elaboração dessas políticas", afirmou o vice-prefeito Julio Pinheiro que representou o prefeito Edivaldo na cerimônia.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande, também considerou as dificuldades do cenário nacional como um dos desafios a ser superado. "O cenário político nacional nos exige uma articulação muito maior, pois o repasse aos municípios despencou nos últimos anos. Então, precisamos nos organizar, nos unificar e somar forças para enfrentar os desafios e executar essa missão de avançar ainda mais no desenvolvimento das políticas públicas na área da assistência social", disse.

O Conselho Municipal de Assistência Social tem a função de acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução da política de assistência social na capital e também de fazer o acompanhamento e avaliação da aplicação dos recursos municipais e da gestão financeira. É composto por representantes governamentais – servidores que representam a Prefeitura e que atuam nas secretarias – e pela sociedade civil, por meio de entidades sociais que prestam serviços e defendem usuários e trabalhadores assistencialistas.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Ana Kelma Ballerio, destacou o papel do conselho. "A valorização desse conselho e a participação de cada membro com a contribuição de cada instituição que representa a sociedade civil e o poder público são fundamentais para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária", reforçou. "O trabalho conjunto, entre poder público e sociedade civil, é fundamental para que tenhamos uma cidade mais harmônica, com políticas públicas consolidadas", destacou o representante da Associação dos Deficientes Visuais do Maranhão, Vilson Morais da Silva.

Na área governamental, fazem parte do conselho representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Educação, Saúde, Planejamento, Urbanismo e Habitação, Instituto de Previdência, Segurança Alimentar e Coordenadoria da Mulher.

Representando a sociedade civil, participam do conselho instituições como Instituto de Desenvolvimento Humano e de Proteção Ambiental, Centro de Assistência Comunitária e Integração Social, Movimento das Mulheres da Vila Dom Luís, Centro Educacional Genir, Pastoral da Pessoa Idosa, Grupo Gayvota, Associação dos deficientes visuais do Maranhão, Movimento de População de Rua, Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS e o Sindicato de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão.

Também participaram da cerimônia de posse, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Nonato Chocolate, e o secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças. O conselho se reúne regularmente e durante o próximo encontro do colegiado será realizada a escolha da nova mesa diretora. 

                                   Acesse aqui galeria de imagens