agencia

Notícias

Domingo, 29/07/2018 - 14h20

Prefeitura de São Luís promove programação de férias nos equipamentos sociais da Semcas

As atividades fazem parte das ações executadas pela gestão do prefeito Edivaldo para o fortalecimento dos serviços na área da assistência social

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Programação de férias nos equipamentos sociais da Semcas beneficia crianças e adolescentes

Diversão, esportes, brincadeiras, passeios culturais e muita animação, marcaram a programação de férias nos equipamentos sociais da Prefeitura de São Luís. As atividades foram realizadas pela Secretária Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) ao longo do mês de julho e fazem parte das ações da gestão do prefeito Edivaldo para o fortalecimento dos serviços na área da assistência social.

Crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Convivência e Casa de Passagem, aproveitaram uma programação diversificada, onde as atividades ofertadas tiveram o objetivo de promover momentos de lazer, recreação, integração social e cultural, desenvolvimento da expressão corporal e fortalecimento de vínculos.

A titular da Semcas, Andreia Lauande, destacou a importância das atividades desenvolvidas no período das férias escolares para promoção do conhecimento, socialização e desenvolvimento de habilidades. "A construção da cidadania das crianças e dos idosos se dá também através da possibilidade de vivenciarem o direito ao lazer. Nesta perspectiva, seguindo orientação do prefeito Edivaldo,nossa programação foi bem diversificada, com atividades internas e externas, fazendo com que os dias de lazer, de recreação e entretenimento fossem prazerosos e divertidos", destacou a secretária.

COLÔNIA DE FÉRIAS

O Centro Convivência da Vila Luizão realizou uma colônia de férias durante todo mês de julho. Entre os passeios realizados na programação, estava o do Parque Aquático Val Paraíso, onde as crianças aproveitaram um dia de lazer e muito banho de piscina.

"Eu tô adorando esse passeio. Além de curtir bastante a piscina, a colônia de férias serve também para fazermos muitos amigos", disse o adolescente Geizael Taylor, 12 anos, atendido pelo Centro.

Já durante o passeio ao Centro Histórico de São Luís, as crianças adolescentes e idosos, aproveitaram a experiência para adquirir conhecimentos sobre os bens culturais do Maranhão. Eles ainda visitaram a Escola de Capoira Mandigueiros do Amanhã.

A programação da Colônia de Férias ainda contou com trilha agroecológica na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), passeio no Centro Cultural da Vale, no Praia do Araçagy e na Orla Viva, passeio no Castelão e Ampem, visitação ao Hospital Aldenora Bello e Comando Geral da PM (Canil, Heliponto, Cavalaria entre outros).

De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência, Selmira Everton, as crianças e os adolescentes puderam ter momentos marcantes, tornando as férias, um mês inesquecível. "Nossa programação foi bem diversificada, com atividades internas e externas fazendo com que os dias de lazer, de recreação e entretenimento fossem prazerosos e divertidos para as crianças e adolescentes", afirmou.

CASA DE PASSAGEM 

Gincana de Boas Maneiras levou diversão e aprendizado para as crianças da Casa de Passagem. Durante todo o mês de férias, foram realizadas atividades que tiveram como objetivo promover a valorização do ser humano, o bem estar coletivo, além de o despertar de atitudes criativas e transformadoras no ambiente de dentro e fora da casa, agregando valores para o bom convívio social e criando um espaço de respeito, aceitação, interação e amor.

Segundo a jovem Veranilce Sousa, 14 anos, a programação lhe trouxe sentimentos de bem estar e alegria. "Foi tudo muito divertido e, ao mesmo tempo, aprendemos várias coisas que nos trouxeram paz e atitudes positivas que vão servir para toda nossa vida", disse a adolescente.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem