agencia

Notícias

Quarta-feira, 08/08/2018 - 06h34

Prazo para inscrição no Cadastro Habitacional da Prefeitura termina nesta quarta-feira (8)

O cadastro é realizado exclusivamente pela internet e; por orientação do prefeito Edivaldo foram disponibilizados 19 postos de atendimento para atender as pessoas que não têm acesso à internet

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Para muitas pessoas, programa é uma oportunidade para alcançar a sonhada casa própriaMilhares de pessoas já se increveram no Cadastro Habitacional de Interesse Social da Prefeitura de São Luís. A iniciativa permite que famílias, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social, possam ser beneficiadas com as ações da gestão do prefeito Edivaldo na área da habitação, como o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, executado em São Luís pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). Iniciado em 25 de julho, o cadastro pode ser realizado até esta quarta-feira (8).

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade, destaca a importância da iniciativa. "Desde o início de sua gestão, o prefeito Edivaldo vem se esforçando para reduzir o déficit habitacional na cidade. Essa é mais uma ação que visa atingir esse objetivo. O cadastro será fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas na área da habitação e, assim, favorecer principalmente as famílias que mais necessitam", afirma o titular da Semurh.

O cadastro é realizado exclusivamente pela internet e pode ser feito por meio de equipamentos como smartphone, tablets ou computadores. A inscrição pode ser realizada por meio do site habitacao.saoluis.ma.gov.br. Para ampliar o acesso e facilitar o cadastro, a Prefeitura de São Luís disponibiliza 19 postos de atendimento físico, além da Central do Programa Minha Casa Minha Vida, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559, no São Francisco.

A medida reduz as filas e garante tranquilidade para quem deseja fazer parte do banco de dados. "As pessoas vieram logo nos primeiros dias e, apesar da grande procura e número elevado de pessoas cadastradas, o atendimento na central e nos demais postos de inscrição transcorre com tranquilidade", ressalta a coordenadora de Habitação da Semurh, Gabriela Melo.

Podem participar do novo cadastro pessoas que atendam aos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades, preenchendo a requisitos básicos como ter idade superior a 18 anos, possuir renda familiar até R$ 1.800,00 mensais e que não tenham imóvel em seu nome. O cadastramento segue as normas do programa Minha Casa, Minha Vida.

O cadastro permite que famílias em situação de vulnerabilidade social possam participar dos sorteios do programa Minha Casa, Minha Vida. "Moro em área de risco e vim fazer o recadastramento. Acho importante porque a gente precisa buscar um teto nosso", diz a diarista Samira Cardoso, 25 anos, que mora na região do Jambeiro.

O cadastro beneficia também quem nunca tinha se inscrito no programa. "É muito boa essa oportunidade que a Prefeitura nos dá de ter a chance de realizar o sonho da casa própria. Faz a gente ter esperança. Aproveitei para me inscrever e quem sabe, ser contemplado um dia", destacou o fotógrafo Jailson Santos, 37 anos.

LOCAIS DE APOIO PARA INSCRIÇÕES 

CENTRAL DE ATENDIMENTO DA HABITAÇÃO
Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559 – São Francisco. (8h às 17h)
CEMARC ALEMANHA
Avenida dos Franceses, S/N, Alemanha. (14h às 18h)
CEMARC APAE
Granja Barreto, S/N, Oiteiro da Cruz. (14h às 18h)
CEMARC HOSPITAL MULHER
Av. dos Portugueses, S/N, Itaqui Bacanga. (14h às 18h)
CEMARC CS TIBIRI
Rua Santo Antonio, S/N, Tibiri. (14h às 18h)
CEMARC CS QUEBRA POTE
Praça do Cemitério, S/N, Quebra Pote. (14h às 18h)
CEMARC CS COHAB
Avenida Principal, S/N, Cohab Anil. (14h às 18h)
CEMARC CS AMAR
Rua Dep. Luís Rocha, S/N, Vicente Fialho. (14h às 18h)
CEMARC CS FABRICIANA MORAES
Rua 05, Qd 07, Conj Hab Nice Lobão – Cid. Operária. (14h às 18h)
CEMARC SALOMÃO FIQUENE
Avenida Leste Oeste, S/N, Cohatrac. (14h às 18h)
CEMARC VILA ITAMAR
Rua do Fio, S/N, Vila Itamar. (14h às 18h)
SEMCAS
Avenida Senador Vitorino Freire S/N. (8h às 17h)
CASA BRASIL - ITAQUI BACANGA
Rua da China, quadra 49, S/N – Anjo da Guarda. (8h às 17h)
CRAS CENTRO
Rua Melvin Jones, nº135 – Apicum. (8h às 17h)
CRAS COHAB
Rua 13 Padre Antônio Vieira, Qd. 21, S/N – Cohab Anil lV. (8h às 17h)
CRAS MARACANÃ
Rua Tomás Soares, nº06 - Vila Esperança. (8h às 17h)
CRAS ESTIVA
Rua do Posto Médico, nº 2.000 – Estiva. (8h às 17h)
CRAS CIDADE OLÍMPICA
Av 01, Jailson Alves Viana, S/N- Cidade Olímpica. (8h às 17h)
EGGEM
Escola de Governo e Gestão Municipal
Rua das Andirobas, nº 26 – Renascença. (14h às 18h)

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem