agencia

Notícias

Quinta-feira, 09/08/2018 - 15h52

Alunos da rede de ensino da Prefeitura recebem orientação sobre descarte correto de resíduos sólidos

As ações de educação ambiental integram a campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que tem como objetivo incentivar o manejo e descarte correto dos resíduos sólidos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Alunos da U.E.B. Emir Justino Ribeiro tiveram aula com o Cidadão Limpeza A Prefeitura de São Luís iniciou o segundo semestre letivo nas escolas da rede municipal e com a volta às aulas foram retomadas as ações de educação ambiental da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, desenvolvidas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. O objetivo da campanha, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, é despertar desde cedo a consciência ambiental e incentivar o manejo e descarte correto dos resíduos sólidos. A primeira ação do segundo semestre foi realizada nesta quinta-feira (9), para alunos da Educação Infantil da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Emir Justino Ribeiro, no São Bernardo. 

Por meio do trabalho são realizadas palestras em escolas da rede municipal e nos bairros da cidade para chamar a atenção da população para os transtornos causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos em vias públicas, incentivando o uso dos Ecopontos e promovendo a coleta seletiva e reciclagem.

As ações são coordenadas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e a expectativa é de que ao longo do mês de agosto mais de 2000 alunos da rede pública municipal participarão das atividades. "Temos um cronograma fixo de ações de educação ambiental e desde abril integramos esta programação com a campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza lançada este ano pela Prefeitura de São Luís. Para 2018, nossa meta é dobrar as ações realizadas em comparação a 2017, levando estas atividades ao maior número de bairros e escolas da nossa capital", afirmou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

ESTUDANTES ATENTOS

Durante os períodos matutino e vespertino cerca de 300 alunos da Educação Infantil (3 a 5 anos) da U.E.B. Emir Justino Ribeiro tiveram uma aula bem diferente, assistindo uma palestra divertida. De forma lúdica, eles aprenderam sobre os diferentes tipos de materiais recicláveis, como separá-los e que eles devem ser entregues nos Ecopontos para que sejam reaproveitados pelas cooperativas de catadores.

As crianças ficaram empolgadas com a presença do Cidadão Limpeza na escola e participaram de todas as brincadeiras propostas por ele. Atentas, elas responderam todas as perguntas sobre a separação correta dos materiais recicláveis como a cor do coletor para cada tipo de material (papel, plástico, metal e vidro). Elas também ouviram com atenção as histórias criadas por ele para ensiná-las a importância da preservação do meio ambiente.

CAMPANHA CIDADÃO LIMPEZA

De abril a julho de 2018, já foram realizadas 38 ações de educação ambiental por meio da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, totalizando quase quatro mil pessoas beneficiadas entre estudantes das redes pública e privada, além de moradores dos mais diversos bairros de São Luís por meio das visitas guiadas a Ecopontos, palestras em escola e ações de rua. As ações de educação ambiental são desenvolvidas dentro do planejamento da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza que foi desenvolvida para informar e educar a população sobre o manejo adequado do lixo domiciliar.

As ações ocorrem em escolas públicas ou privadas, universidades, associações de moradores, entidades de classe entre outras interessadas em aprender mais sobre sustentabilidade, coleta seletiva, descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos domiciliares entre outros. A divulgação dos Ecopontos também faz parte das ações de educação ambiental, por meio de visitas guiadas quando estudantes e comunidades do entorno dos Ecopontos conhecem melhor o equipamento e tiram suas dúvidas quanto ao seu funcionamento.

Desta forma, são desenvolvidas atividades de mobilização social, palestras, visitas técnicas, compensação ambiental, entre outras mostrando, assim, o interesse e a responsabilidade da Prefeitura de São Luís em trabalhar na educação ambiental de forma pontual e objetiva, fortalecendo práticas sustentáveis em busca do meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem