agencia

Notícias

Sábado, 11/08/2018 - 09h07

Prefeito Edivaldo participa da abertura da programação 2018 do Reviva com Sarau Histórico

O Sarau integra um conjunto de atividades da gestão que promovem o fortalecimento da cultura e do turismo maranhense; programação segue até dezembro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O Reviva é mais uma das iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo para a valorização do Centro Histórico da cidade

O prefeito Edivaldo participou na noite desta sexta-feira (10) da abertura da temporada 2018 do programa Reviva, que iniciou as atividade com o "Sarau Histórico - O Grande Baile", na Praça Benedito Leite, Centro da capital. Com teatro, música e poesia, o Sarau reuniu turistas e moradores da cidade. O evento integra a programação do projeto Reviva, realizado pela Prefeitura, que desenvolverá atividades durante todo o semestre, promovendo a cultura e o turismo em São Luís. Na ocasião, foi encenado o Grande Baile, em referência aos grandes eventos ocorridos no século XIX, que reuniam escritores, políticos, poetas e figuras destacadas da sociedade maranhense. 

"Esse grande espetáculo reflete a história e a cultura da nossa capital e valoriza o que a cidade tem de mais rico. O Sarau integra um conjunto de atividades da gestão que promovem o fortalecimento da cultura e do turismo maranhense, sendo também um atrativo para quem visita e mora na capital", destacou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda. O projeto Reviva, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), conta ainda com atividades como o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae.

O Sarau Histórico resgata a rica história de São Luís, além de promover e valorizar a cultura local e o Centro Histórico, avalia a titular da Setur, Socorro Araújo. "Esta iniciativa é importante para que todos conheçam a história e um pouco mais da cultura erudita maranhense que é tão rica e marcante. Representa ainda o resgate da história de nossa São Luís, que merece ser contada, preservada e cada vez mais amada", reforçou a gestora, que entrou no clima do evento e estava personificada como a Baronesa de Anajatuba.

O Sarau iniciou brindando o público com belas músicas interpretadas pela voz suave da artista Cris Santana, acompanhada da banda Combo 363. O baile, ponto alto do evento, relembrou as festas do século XIX e, na noite desta sexta-feira, serviu para recepcionar e contar a história e obra do poeta Arthur Azevedo e de sua amada, Ana Amélia. A praça Benedito Leite foi toda enfeitada para receber os personagens e personalidades representadas por atores. Entre estes, o homenageado Arthur Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Maria Firmina dos Reis, Ana Jansen e Catarina Mina. O Grande Baile foi encenado pelo Núcleo de Produção das Artes do bairro Anjo da Guarda e emocionou o público que, atento, assistia à apresentação.

A gastronomia maranhense também foi contemplada nos espaços de comida típica disponíveis no evento. "É, sem dúvidas, um belíssimo espetáculo. É uma alternativa de diversão que atrai turistas, movimenta a cidade, contribui para que se conheça mais a nossa própria história. Uma bela iniciativa", enfatizou o músico Gabriel Fernandes Gomes, 23 anos, que já acompanhou outras edições do evento.

A estudante Izabelle Jansen Ferreira, 18 anos, estava maravilhada com a estrutura e a riqueza da programação. "É a primeira vez que venho assistir e achei muito interessante todos estes personagens desfilando na praça, os adereços muito bem feitos e elementos da época como a carruagem. Fiz até um registro para guardar de lembrança. Muito lindo e rico", afirmou a jovem.

Também prestigiaram a programação o secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão, e o vereador Raimundo Penha.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com a programação do Reviva para o semestre, serão promovidas atividades com apresentações de várias companhias teatrais, que abordarão temas diversos. A programação acontece até dezembro.

Agosto
22 - Passeio Serenata

Setembro
6 - Roteiro Reggae
14 - Sarau Histórico
26 - Passeio Serenata

Outubro
19 - Sarau Histórico
31 - Passeio Serenata

Novembro
9 - Sarau Histórico
21 - Passeio Serenata

Dezembro
7 - Sarau Histórico
19 - Passeio Serenata.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem