agencia

Notícias

Sábado, 11/08/2018 - 17h07

Prefeitura apoia ações que promovem a cultura de paz e o cuidado com os animais

Os eventos foram promovidos pela Turma de Protetores Independentes dos Gatos da Praça e contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult)

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura apoia ações que promovem a cultura de paz e o cuidado com os animaisO Bairro de Fátima foi palco de dois eventos para a promoção da cultura de paz e do cuidado com os animais: A I Ação Sociocultural Solidariedade e Paz e a III Feira Cultural Amor de Miau. As ações aconteceram na última semana na Praça do Alto de Fátima, ao lado da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Os eventos foram promovidos pela Turma de Protetores Independentes dos Gatos da Praça e contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Municipal José Sarney, que realizou no local atividades de mediação de leitura.

"Nós, enquanto equipamento municipal de cultura, realizamos uma ação de leitura como parte da I Ação Sociocultural Solidariedade e Paz. Foi uma oportunidade para reunir a comunidade e oferecer atendimentos em várias áreas, além atividades com foco literário, que fortalecem as políticas de incentivo à leitura", pontuou a diretora da Biblioteca Municipal José Sarney, Rita Oliveira.

A I Ação Sociocultural "Solidariedade e Paz" foi realizada com o objetivo de mostrar a necessidade de a sociedade estar engajada no movimento pela paz, construindo uma cultura que permita conjugar atitudes individuais e coletivas para o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento humano. A programação incluiu atrações culturais, rodas de leitura, contação de histórias, resgate de brincadeiras infantis históricas, sessões de desenho e pintura e oficinas de origami.

Também foram realizadas oficina de maquiagem, parquinho de brinquedos (com cama elástica/pula-pula e outros), medição de glicemia, aferição de pressão, além da distribuição de panfletos educativos sobre assuntos variados de interesse para a população.

A III Feira Cultural "Amor de Miau" abordou questões sobre a proteção e defesa de animais domésticos e promoveu um bazar para a venda de itens novos e usados, como livros, produtos confeccionados com garrafas pet e lanches. Os recursos financeiros arrecadados serão destinados à castração de gatos abandonados.

Alunos do 2º, 3º e 5º anos do Educandário Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho, situado no Bairro de Fátima, participaram da mediação de leitura realizada pela Biblioteca Municipal. Rayssa Rabelo, de 11 anos, é estudante do 5º ano e disse que gostou muito da programação de leitura. "A atividade foi muito divertida. Gosto de ler e a minha história preferida é a da Bela e a Fera. Estudo no Educandário, que faz muita coisa pela gente, pois explica sobre diversidade e respeito", afirma.

O Educandário é coordenado pela Associação Carente São Benedito de Fátima, que tem como presidente Andrelina Leite. Ela destaca que a programação dos dois eventos realizados é muito importante, pois oferece atendimentos de saúde, atividades de leitura, socialização e prevenção às drogas e à violação de direitos. "A criança é multiplicadora. Se ensinarmos a elas coisas do bem, elas vão replicar isso, chamar a atenção dos pais. Parabenizo a todos pela iniciativa em promover esses eventos", frisa.

Anisia Nascimento é representante da Turma de Protetores Independentes dos Gatos da Praça, instituição promotora dos eventos, e fala sobre o empenho para cuidar dos gatos. "Buscamos recuperar os animais e colocar para adoção. A maioria das pessoas não têm conhecimento de que o abandono de animais é crime, assim como acerca da importância de aplicar injeção anticoncepcional. O ideal é a castração. Precisamos fazer mais por esses animais. A próxima Feira Cultural Amor de Miau vai acontecer no bairro da Liberdade, em outubro", conta.

Quem estiver interessado em adotar gatos abandonados, colaborar com remédios, ração, entre outros, ou puder doar itens usados para a realização de bazares, é só entrar em contato pelo número (98) 99112-8631.

Também foram parceiros dos eventos, o Instituto Florence, com os serviços de aferição de pressão, glicemia e Índice de Massa Corporal (IMC); a Secretaria Estadual de Saúde e o Sesc Saúde, com orientação odontológica; a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com contadores de histórias; e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que colaborou com a montagem de tendas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem