agencia

Notícias

Sábado, 11/08/2018 - 13h54

Prefeitura de São Luís e parceiros promovem Dia D de combate ao Aedes aegypti

A ação, que reforça o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo, reuniu parceiros como o Governo do Estado e a Prefeitura de São José de Ribamar, alcançou bairros da região metropolitana

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A ação que aconteceu neste sábado (11) incluiu o trabalho de abordagem educativa e a oferta de serviços de saúdeA Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado e o município de São José de Ribamar, realizou neste sábado (11) o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti em bairros da região metropolitana. As atividades, que foram a culminância de uma série de ações executadas ao longo da semana, tiveram como foco a região do Cohatrac e áreas limítrofes entre os dois municípios. Durante toda a manhã, diversos serviços de saúde, limpeza urbana e de conscientização foram realizados na região para coibir a proliferação do mosquito e evitar o surgimento de casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya na ilha. A ação reforça o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo durante todo o ano. 

A Prefeitura de São Luís participa da força-tarefa que tem como tema "Vencer o Aedes é um trabalho em equipe: junte-se a essa batalha" por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e Secretaria Municipal de Educação (Semed). As atividades da Prefeitura de São Luís são coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

A ação, colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo, tem apresentado resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Semus, de janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018, no mesmo período, este número caiu para 324. A primeira ação concentrada em apenas um bairro foi realizada em abril pela Prefeitura de São Luís. Desde então, já foram contempladas as regiões dos bairros Vinhais, Planalto Vinhais e Cohafuma.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância do combate ao mosquito na Região Metropolitana de São Luís. "A ação desta semana é continuidade da campanha iniciada no Vinhais, em abril, e que está sendo realizada em diversos bairros de São Luís para coibir a proliferação do mosquito. É uma ação importante, quem vem sendo reforçada pela gestão do prefeito Edivaldo, para garantir a saúde pública na nossa cidade. Com a ampliação dos serviços para a região metropolitana, nós fortalecemos esse trabalho e garantimos que toda a Ilha fique protegida", afirmou.

Com a parceria dos órgãos do Governo do Estado e das prefeituras das demais cidades da Ilha o trabalho foi ampliado ao longo da semana e desta vez as ações foram realizadas nos bairros Cohatrac I, Cohatrac III, Cohatrac IV, Itapiracó e Residencial Primavera, em São Luís, e Conjunto Itaguará, Jardim Araçuaí, Cohabiano e Trizidela em São José de Ribamar.

PARCERIA COM O GOVERNO

O Governo do Estado participa da ação metropolitana de combate ao Aedes aegypti por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). O secretário adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, destacou a importância da união de forças entre o Governo do Estado e as prefeituras dos municípios da Ilha. "Cabe a cada prefeitura desenvolver ações para prevenir o surgimento de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti e o Governo do Estado apóia porque entende que quanto maior o investimento em saúde pública melhor para toda a população. Então, estamos fazendo esta primeira ação metropolitana para garantir que toda a Ilha de São Luís estará protegida.

Por meio da parceria com o Governo do Estado foram viabilizadas consultas médicas, atendimento odontológico e oftalmológico, testes rápidos de HIV, diabetes e sífilis. Quem passava pelo consultório oftalmológico e era diagnosticado com algum problema já recebia o encaminhamento com data marcada para fazer exames mais detalhados e verificar com precisão qual o tratamento é o mais adequado.

AÇÕES DE SAÚDE

Segundo o coordenador do Programa de Prevenção à Dengue e Arboviroses da Semus, Pedro Tavares, ao longo da semana foram realizadas mais de 2 mil visitas domiciliares para inspeção da presença de criadouros do mosquito. "Durante as visitas, os agentes de controle de endemias realizaram ações educativas, informando a população sobre os cuidados para evitar o surgimento de focos do mosquito, também foi feita a aplicação de larvicida e o carro fumacê circulou pelas ruas do bairro", informou. Ainda na área da saúde, durante todo o sábado foram oferecidos serviços de vacinação humana e animal.

Como nas demais ações o serviço de vacinação era um dos mais procurados pela população. Poliana Machado aproveitou para manter atualizada a carteira de vacinação do filho de três anos. "Durante a semana é muito difícil ir a um posto de saúde porque a gente trabalha, então, uma ação como essa feita diretamente nos bairros facilita muito a vida da população. Eu tinha visto que ela estava acontecendo em outros bairros e estava esperando chegar ao Cohatrac também", disse.

LIMPEZA URBANA

Os serviços de limpeza urbana também foram intensificados durante a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ao longo da semana foram executados serviços de capina e roçagem das ruas do entorno dos bairros Cohatrac I, Cohatrac III, Cohatrac IV, Itapiracó e Residencial Primavera, em São Luís.

Além disso, durante todo o sábado as caçambas do bota fora circularam pela região recolhendo o chamado entulho volumoso: móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de entulho de construção civil, poda e capina domésticas. O Cidadão Limpeza também participou da ação, conversando com a população sobre o descarte ambientalmente adequado do lixo domiciliar e o uso adequado dos Ecopontos.

PAISAGISMO URBANO

A Prefeitura de São Luís também realizou serviços paisagísticos nas avenidas, rotatórias, praças, áreas de vivência do Cohatrac e adjacências com a execução de serviços de poda de árvores, supressão de galhos e árvores mortas, remoção de erva daninha, capina e roçagem, além de levantamento técnico dos exemplares que apresentam alterações.

Principal corredor de passagem do Círio de Nazaré, um dos maiores festejos religiosos da cidade, a Avenida Leste Oeste e também a Avenida Cinco, que liga a Cohab ao Cohatrac começaram a receber as ações de paisagismo desde a sexta-feira (3).

Os serviços paisagísticos são realizados por meio do Impur. O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destaca o volume de serviços na área. "Estamos com uma rotina muito intensa de serviços e a determinação do prefeito Edivaldo é que as necessidades das comunidades sejam levantadas, executadas e concluídas em sua totalidade. Somente no Cohatrac estenderemos os trabalhos a cerca de 2,5 quilômetros", garantiu o secretário.

AÇÕES EDUCATIVAS

Também foram realizadas durante a semana palestras educativas nas escolas públicas dos municípios envolvidos, com temas voltados ao combate à proliferação do Aedes aegypti. Por meio de teatro de bonecos os estudantes da rede pública municipal foram conscientizados para se tornarem multiplicadores e ensinarem os pais a evitarem que o mosquito se reproduza em suas casas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem