agencia

Notícias

Quarta-feira, 15/08/2018 - 16h27

Prefeitura de São Luís incentiva o aleitamento materno com campanha Agosto Dourado

Hospital da Criança é uma das unidades de saúde do município que recebe ações da campanha nacional que visa incentivar a amamentação

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Mães que acompanham filhos no Hospital da Criança puderam conhecer mais sobre amamentaçãoCom a proposta de estimular o aleitamento materno, a Prefeitura de São Luís está promovendo ações de orientação e conscientização nas unidades municipais de saúde. Nesta quarta-feira (15), atividades foram realizadas no Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos – Hospital da Criança, unidade que atende especialmente crianças de 0 a 5 anos. A ação, que se soma as já colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo e que acontecem regularmente no hospital, é intensificada durante o mês de agosto por conta do Agosto Dourado, campanha mundial que incentiva a amamentação. Criança que se alimenta com o leite materno é mais protegido contra diversas doenças.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho,  acompanhou o trabalho de orientação às mães dos bebês que estão sendo atendidos na unidade de saúde. "Cuidar da criança é o maior gesto de carinho de uma mãe, e amamentar é cuidar. Essa é uma iniciativa que tem o objetivo de sensibilizar as mães e a sociedade e estimular o aleitamento materno, considerando a sua importância para a saúde do bebê", destaca o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que coordena as ações da campanha em São Luís.

O trabalho também alcança os profissionais que atuam nas unidades de saúde. O objetivo é ampliar as informações, possibilitando que todos estejam aptos a orientar as mães acerca da importância da amamentação. "Como atendemos crianças de 0 a 5 anos, trabalhamos o ano todo com esse estímulo, mas em agosto, a proposta é enfatizar esse trabalho dentro do hospital", ressalta a diretora geral do Hospital da Criança, Claudiana Pinheiro.

Entre as atividades de orientação esteve a distribuição de folders informativos nas enfermarias do hospital. O material aborda assuntos como a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, bicos, chupetas e mamadeiras; cuidado à criança no primeiro ano de vida; e amamentação exclusiva, com dicas de posição para amamentar e pega da mama,aspectos importantes para a boa amamentação.

Mãe de Ana Lívia, de apenas um mês, Neilma dos Santos, 21 anos, compreendeu a importância da campanha. "É muito importante porque é para o bem da minha filha. Tem gente que não sabe o quanto é importante amamentar e o quanto o leite materno ajuda na saúde do bebê", contou a jovem que recebeu orientações dos profissionais.

A coordenadora da Assistência Materno Infantil da Semus, Cleidimar Souza, explica que a campanha permeia toda a rede municipal de saúde. "Estamos desenvolvendo as atividades em várias unidades municipais de saúde a fim de ampliar o alcance dessa campanha que é de extrema importância. Nossa intenção é, além de sensibilizar e informar as mães, fazer com que a ação alcance profissionais de saúde e a sociedade em geral, cujo apoio à prática da amamentação é fundamental", afirma.

A ação no Hospital da Criança foi acompanhada pela pediatra, presidente da Sociedade Maranhense de Pediatria e chefe da UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU), Marynea Vale. "O leite materno é considerado alimento padrão ouro de qualidade. Todos nós devemos estar conscientizados do valor desse aleitamento, ação que contribui para a redução das taxas de mortalidade infantil. Aproveitamos também a campanha para incentivar a doação, que garante que não falte leite materno, especialmente aos bebê da UTI", destaca a médica.

AGOSTO DOURADO

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da Lei 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês. A intenção da campanha é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem