agencia

Notícias

Sábado, 18/08/2018 - 12h17

Mostra fotográfica de estudantes será aberta nesta segunda-feira (20), na Galeria Trapiche

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Mostra fotográfica de estudantes será aberta nesta segunda-feira (20), na Galeria TrapicheA Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, abre nesta segunda-feira (20), a 9ª edição da Ocupação Trapiche. A exposição 'Retratos e Identidades do Liceu Maranhense' é fruto de um processo didático em arte-educação com alunos do ensino regular noturno do Liceu Maranhense, durante o ano de 2017. A abertura da mostra fotográfica contará com o recital do poema "A procura", com o professor de literatura José Aparecido, às 19h. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por 53 fotografias e fica em cartaz até o dia 14 de setembro. O trabalho é resultado de um projeto das professoras de arte Elma Ferreira e Ellen Viana, e envolve mais de 120 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio Regular. "São imagens em preto e branco, que buscam refletir sobre a relação entre fotografia e educação. A partir de pesquisa histórica e da utilização de celulares e smartphones em sala de aula, os alunos compreenderam a fotografia como uma expressão artística, assim como um resgate histórico na identidade de um povo", explicou a professora Elma Ferreira.

A proposta faz um confronto com os dias atuais que revelam uma banalização da imagem, sobretudo, da fotografia. Com esse trabalho, que abrange desde a captação até o processo de revelação e reprodução de imagens, os alunos superam o ato de clicar ou apertar do botão da câmera com o intuito de registro ou de tirar a "selfie", para assumir o desafio de reinventar, criar, mostrar novos olhares; para provocar o interesse do público.

RELEITURAS

As obras são uma releitura de fotografias antigas e ícones da cultura mundial. A diretora da Galeria Trapiche Santo Ângelo, Camila Grimaldi destacou as parcerias realizadas para esta exposição. "Durante a mostra iremos realizar uma série de atividades tanto para os alunos, quanto para o público em geral. Teremos recital, palestra, debate, curso e performance, por meio da parceria entre a Galeria, o Liceu Maranhense e Instituto Federal de Educação (IFMA). Para nós é de extrema importância que as escolas estejam em espaços como a Galeria e que os estudantes tenham este olhar voltado para a cultura, por isso selecionamos este trabalho que é resultado de um processo de arte-educação".

A Ocupação Trapiche #09 é uma das propostas selecionadas por meio de Chamada Pública para ocupação do equipamento municipal. "O principal objetivo da ocupação é o de atender à política cultural municipal que incentiva o fomento às artes visuais por meio de atividades de circulação de obras e intercâmbio do trabalho de artistas de diferentes regiões. Por se tratar de uma chamada pública nacional, conseguimos trazer para dentro da Galeria obras de todo país, mas sempre priorizando os artistas locais", completou Camila Grimaldi.

PALESTRA

Como parte da programação da mostra, na terça-feira (21), às 15h, terá uma palestra sobre Arte e Memória, ministrada pelo artista plástico e professor, João Carlos Pimentel, aberta ao público. Já nos dias 28, 29 e 30, os alunos do Liceu participarão do Curso de Fotografia, das 14h às 17h, coordenado pelo professor do IFMA, Eduardo Cordeiro.

No dia 12 de setembro, às 15h, será realizada uma mostra de vídeos com temas relacionados com a história da fotografia, também aberta ao público. O encerramento será no dia 14 com debate sobre Imagem na Arte, explanado pela professora Mônica Rodrigues, e performance com alunos do Liceu Maranhense. A Galeria Trapiche fica localizada na Av. Sen. Vitorino Freire – Centro (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande) e está aberta ao público para visitação de segunda a sexta, no horário das 14h às 19h.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem