agencia

Notícias

Segunda-feira, 20/08/2018 - 17h33

Prefeitura de São Luís recebe visita técnica da Prefeitura Municipal de Teresina

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura tem interesse em firmar parceria com Teresina para implementar sistemas na gestão municipal ludovicense
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), recebeu nesta segunda-feira (20), representantes da Prefeitura Municipal de Teresina (PI). Na ocasião, os técnicos piauienses apresentaram aos maranhenses o Sistema de Gestão da Prefeitura Municipal de Teresina, com foco nas áreas de planejamento, orçamento e finanças. A reunião tem como objetivo estabelecer uma troca de experiências em sistemas gerenciais entre ambas as prefeituras. 

A reunião foi coordenada pela Secretaria Adjunta de Orçamento e Planejamento (Seplan/Seapo). No encontro, os técnicos da Prefeitura Municipal de São Luís - especificamente os ligados a setores da Seplan e das secretarias de Fazenda, Informação e Tecnologia, Administração e de Governo e ainda Controladoria-Geral do Município, Comissão Permanente de Prestação de Contas e Departamento de Informação e Inteligência Econômica - puderam conhecer mais sobre o Sistema de Gestão da Prefeitura Municipal de Teresina.

No encontro foram apresentadas aos participantes algumas ferramentas utilizadas pela Prefeitura de Teresina na gestão municipal, como o Sistema de Monitoramento de Ações, Programas e Projetos (Simapp) e o Sistema de Acompanhamento das Emendas Parlamentares, entre outras iniciativas. O secretário de Planejamento de Teresina, José João Braga Júnior participou do evento. 

PARCERIA

O sistema de monitoramento da prefeitura de Teresina é bem avançado, por isso a necessidade de avaliar a possibilidade de estabelecer o termo de cooperação técnica para poder implantar da mesma forma em São Luís, melhorando a qualidade do gasto público.

O secretário adjunto de Orçamento e Planejamento de São Luís, Nonato Fernandes, destaca a importância desta ação. "A importância deste evento é que que nós podemos, ao final dele, assinar um termo de cooperação técnica para fazer um intercâmbio de experiências e trazer novas ferramentas de planejamento e orçamento", disse o gestor.

Foram observados também pela equipe da Seapo que o uso destes recursos aprimoram a gestão municipal, destacando, que a ideia mais interessante é o controle, não só orçamentário, mas da execução de cada obra, o acompanhamento da despesa em tempo real. Também as ferramentas que fazem a ligação do executivo com o legislativo, como o sistema das emendas parlamentares.

Estiveram presentes na reunião a secretária adjunta da Semfaz, Juliana Bouéres; da Semit, Rogério Rodrigues;  a secretária executiva de Orçamento e Gestão de Controle, Katiara Araújo Moura; assessora de Planejamento e Monitoramento, Aurélia Alves de Araújo; assessora de Planejamento e Monitoramento, Adriana Muniz Morgado; Diretor Técnico da Empresa Teresinense de Processamento de Dados, Câncio Júnior.

PRÁTICAS GERENCIAIS

Nesta terça-feira (21), foram apresentadas experiências de práticas gerenciais adotadas entre as duas prefeituras municipais com vistas à melhoria de trabalhos e mudanças de paradigmas de gestão municipal.

Na ocasião, a assessora de Planejamento e Monitoramento, Aurélia Alves de Araújo, apresentou o Sistema Colab, que é adotado pela Prefeitura de Teresina e que interage com o cidadão, ressaltando que a Prefeitura de Teresina foi a primeira do Nordeste a adotar esta plataforma de conexão com cidadão, engajando a comunidade e a gestão municipal piauiense. O sistema funciona como uma ouvidoria que permite a distribuição de usuários para cada tipo de ação e serviços prestados aos cidadãos, permitindo a realização de enquetes e identificação de demandas necessárias aos bairros e às comunidades.

Técnicos da Prefeitura de São Luís se revezaram para apresentar como funciona a operacionalização dos sistemas de gestão de planejamento, de orçamento, controle e monitoramento de indicadores, mostrando aos colegas piauienses os avanços na área de tecnologia de informação.

A chefe da Assessoria Técnica da Semad, Silvana Estrela apresentou o sistema da secretaria que ainda está sendo operacionalizado em caráter experimental e surgiu da necessidade da construção e monitoramento de indicadores, que permite o registro mensal do Portal do Servidor e disponibiliza no ambiente virtual uma variedade de serviços ao funcionário municipal.

O Departamento de Informação e Inteligência Econômica (DIIE), liderado pela assessora Laura Regina Carneiro, também apresentou a metodologia de Programas e Indicadores adotados no Plano Plurianual 2014-2021. As atividade formam encerradas logo após a apresentação do Sistema Integrado de Orçamento Público (SIOP), pelo superintendente Thiago Lima, demonstrando a parametrização dos agentes envolvidos no processo de alteração orçamentária no referido sistema.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem