Notícias
Painel Comunitário em escola da rede municipal apresenta resultado de programa de inclusão
Alunos expuseram seus trabalhos durante o painelOs resultados do programa Tendas do Saber, realizado pelo Instituto Alcoa/Alumar em parceria com a Prefeitura de São Luís por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram apresentados durante o 1º Painel Comunitário da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Zebina Eugênia Costa, que ocorreu esta semana. O programa vem promovendo a inclusão social e digital no ambiente escolar e na comunidade Tibirizinho. Encenações artísticas e exposições compuseram o painel.
A secretária Adjunta de Ensino (SAE) da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite, que na ocasião representou o titular da pasta, Moacir Feitosa, falou da importância de parceiros como o Instituto Alcoa/Alumar. "Os projetos que temos realizado em parceria com essas instituições têm contribuído para a formação dos nossos estudantes e também dos professores, bem como para o crescimento de crianças e adolescentes enquanto cidadãos. Vemos o lindo resultado do programa Tendas do Saber, que só nos orgulha e nos alegra enquanto educadores", discorreu Maria de Jesus Gaspar Leite.
O diretor da Alumar, Helder Teixeira, presente ao evento, destacou a preocupação maior da empresa com a perpetuação das ações do projeto. "Quando pensamos em um projeto de grande alcance social, nossa preocupação maior é que ele tenha continuidade mesmo depois de encerrado. Por isso, estar aqui hoje com os nossos parceiros é muito animador, pois vemos que os nossos investimentos estão tendo retorno. O Tendas do Saber é uma mostra disso", assegurou Helder Teixeira, que também estava acompanhado do Conselho Consultivo da Alcoa.
Fausto Cruz, presidente do Instituto Alcoa, credita a expertise de cada um dos parceiros o sucesso do projeto Tendas do Saber. "Quando as parcerias são fortes, o resultado sempre é impressionante", assinala. A gestora geral da U.E.B. Zebina Eugênia Costa, Maria Francisca Araújo, disse que a contribuição de cada um dos parceiros foi fundamental para o êxito do projeto. "Agradeço a Deus e cada um de vocês por estarem aqui hoje, parceiros e representantes da comunidade, sem os quais não estaríamos mostrando tantos resultados positivos deste projeto", discursou.
A professora do 2º ano na U.E.B. Zebina Eugênia e também coordenadora do Tendas, Helena Paula Menezes de Oliveira, conta que já foram realizadas oficinas de esporte, canto coral, teatro e de letramento em Português e Matemática, além de jogos educativos, horta escolar e as formações específicas para inclusão social e digital. Explica que entre 2014 e 2106 foi o prazo oficial de execução do programa, com oficina inclusive de produção de bolsas de palha de buriti para 30 mães da comunidade Tibirizinho, muitas das quais continuam a produzir os acessórios para geração de renda familiar extra.
"As ações do Projeto Tendas tiveram continuidade mesmo com a finalização do prazo legal de execução, impactando estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Hoje, continuamos com os trabalhos de inclusão social e digital dentro da escola, com formação para alunos e professores no laboratório de informática; temos também em funcionamento a horta escolar, fruto do projeto; e ainda algumas mães de estudantes produzindo bolsas para complementar o sustento da família. Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto, pois conseguimos não só alcançar nossos objetivos, como ultrapassamos a meta de 1.310 crianças, jovens e adultos atendidos diretamente; chegando a duas mil pessoas impactadas diretamente", esclareceu Helena Paula.
A adolescente Yngrid Victória Maciel Santos, de 12 anos (6º ano), participou da oficina de teatro e da horta escolar. Ela e outros estudantes fizeram uma apresentação teatral durante a realização do 1º Painel Comunitário. Outro grupo de estudantes apresentou uma música coreografada, fruto da oficina de canto coral. "Aprendi muitas coisas boas durante o programa, às quais me ajudaram no meu desenvolvimento", conta Yngrid, que também ajudou na pintura e decoração da escola para o evento.
Leia mais sobre Educação

Prefeitura de São Luís realiza encontro de socialização de ações pedagógicas com propostas para 2019

Prefeitura de São Luís encerra mais um ciclo de formação dos monitores do Programa Mais Educação

Prefeitura convoca responsáveis para confirmação de matrículas nas escolas da rede municipal

Prefeitura assina protocolo de intenções para Rede pela Educação de Qualidade no Maranhão

Prefeitura divulga dia 12 de fevereiro resultado das pré-matrículas da rede municipal de ensino