agencia

Notícias

Sábado, 01/09/2018 - 11h33

Prefeitura entrega certificados de cursos profissionalizantes realizados nos residenciais Amendoeira

Os cursos fazem parte do Trabalho Técnico Social, colocado em prática na gestão do prefeito Edivaldo, por meio do qual são desenvolvidas atividades como capacitações, palestras, oficinas e outras ações voltadas para o público adulto e infantil

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), concluiu mais uma etapa do Trabalho Técnico Social nos residenciais Amendoeira I, II, III e IV. O conjunto habitacional integra o programa federal 'Minha Casa, Minha Vida'. Na manhã deste sábado (1º) foram entregues certificados de conclusão dos cursos ministrados aos moradores que já concluíram as capacitações. A ação, colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo, garante apoio social e profissional a moradores das habitações do programa oferecendo orientação e capacitação. Com esta iniciativa, a Prefeitura de São Luís já beneficiou milhares de pessoas.

Os residencias Amendoeira têm 1.600 unidades habitacionais onde vivem cerca de sei mil pessoas. Das quais pelo menos 4.500 passaram pelo trabalho social. Seja em busca de informações, participando de palestras, cursos e oficinas. Desde o início dos trabalhos, que começaram a um ano e dois meses, foram realizadas mais de 120 ações. Como ida ao cinema, teatro, cursos de informática e a entrega de materiais esportivos.

Entre as atividades algumas são voltadas para o público infantil. O objetivo do Trabalho Técnico Social é proporcionar aos moradores geração de renda, fortalecimento da autonomia das famílias e entretenimento.

"O Trabalho Técnico Social também estimula a organização da população e a gestão comunitária dos espaços comuns, na perspectiva de contribuir com a harmonia entre os moradores, a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias e a sustentabilidade dos empreendimentos. Estas ações seguem orientação do prefeito Edivaldo", enfatiza o secretário de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade.

CURSOS

Prefeitura leva capacitações a moradores dos residenciais Amendoeira

Entre os cursos ofertados pelo projeto estão os de elaboração de doces e salgados, artesanatos, secretariado, cabeleireiro, garçom, agente de portaria, design de sobrancelha, jardinagem, decoração de sandálias, confecções de bijuterias, almofadas, entre outros. Também são realizadas palestras abordando temas como sustentabilidade ambiental, desenvolvimento socioterritorial, educação patrimonial, igualdade racial e de gênero, além de ações de incentivo à leitura e práticas esportivas para as crianças e adolescentes moradores dos residenciais beneficiados pelo projeto.

Uma das beneficiárias do Trabalho Técnico Social é a auxiliar administrativa Franciele Santos Nunes, 42 anos, que participou do curso de secretariado. "Como eu já trabalho na área, aproveitei a oportunidade para me aprimorar um pouco mais com essa capacitação. Foi uma experiência grandiosa na minha vida", disse ela.

O projeto também já foi executado nos residenciais Santo Antônio I e II, Piancó 7 e 8 e Ribeira de 1 a 9.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem