agencia

Notícias

Segunda-feira, 03/09/2018 - 19h12

Prefeitura realiza ações de educação ambiental para mais de 5 mil alunos na Cidade Operária

As ações fazem parte da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, desenvolvida pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e têm como objetivo conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza de ações de educação ambiental para mais de 5 mil alunos na Cidade OperáriaAo longo de todo o mês de agosto, a Prefeitura de São Luís intensificou as ações de educação ambiental junto às escolas da rede municipal localizadas no bairro Cidade Operária. As ações fazem parte da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo desenvolvida pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, com o objetivo de conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. Ao longo do mês, mais de 5.600 estudantes da rede municipal do bairro receberam a visita do Cidadão Limpeza e aprenderam mais sobre sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem.

Além das atividades operacionais diárias, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana desenvolve ações de educação ambiental. As ações são realizadas por meio da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, lançada em abril deste ano pela Prefeitura de São Luís. A campanha é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para a manutenção da limpeza urbana.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que as ações são constantes e ocorrem em escolas, associações de bairro, ações de rua entre outras atividades educativas. "Temos um cronograma fixo de ações de educação ambiental e desde abril integramos esta programação com a campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza lançada este ano pela Prefeitura de São Luís. Para 2018, nossa meta é dobrar as ações realizadas em comparação a 2017, levando estas atividades ao maior número de bairros e escolas da nossa capital", disse.

RECEPÇÃO DOS ALUNOS

Em todas as ações realizadas nas escolas o Cidadão Limpeza é recebido com muita empolgação pelos alunos que participam de todas as atividades propostas, tiram dúvidas sobre a coleta seletiva e debatem entre si a importância da limpeza urbana para a preservação do meio ambiente. O Cidadão Limpeza é um personagem criado pela Prefeitura de São Luís para conscientização da população para o descarte correto do lixo. O objetivo do personagem é levar, de maneira leve e descontraída, a mensagem ao cidadão que uma cidade limpa, sustentável e bonita deve ser compromisso de todos.

As atividades tiveram início pela Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Tancredo Neves e foram encerradas nesta segunda-feira (3) na U.E.B. Estevam Angelo de Sousa e incluíram também os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da U.E.B. Professor Nascimento de Moraes. A ideia é que a atividade seja uma aula mais descontraída que as do dia a dia, tendo o Cidadão Limpeza como professor. As atividades são planejadas conforme a idade dos estudantes, sendo realizadas desde brincadeiras lúdicas até palestras educativas.

AÇÕES EDUCATIVAS

Além das visitas em escolas, a Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza inclui visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos, palestras em associações de bairro para discutir com os moradores com melhorar a limpeza urbana na sua comunidade. Também são feitas ações de ruas para chamar a atenção da população para o problema que é o descarte irregular de resíduos sólidos e as consequências que ele traz para o meio ambiente, a saúde pública e o paisagismo urbano.

Ao longo de setembro, as ações serão expandidas para os bairros Cidade Olímpica, São Raimundo – onde a Prefeitura de São Luís implantou o 11º Ecoponto da Cidade -, Coroado entre outras localidades. "As ações de educação ambiental completam o trabalho de profissionalização da gestão de resíduos sólidos implantada na gestão do prefeito Edivaldo. Precisamos conscientizar a população de que estamos vivendo um novo modelo na gestão de resíduos e que esse trabalho só dará os resultados que todos esperam se ele for consorciado entre o poder público e a sociedade civil", afirma Carolina Moraes Estrela.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem