agencia

Notícias

Quarta-feira, 05/09/2018 - 08h39

Estudantes da rede municipal de São Luís participam de projeto sobre sustentabilidade

Prefeitura, Ministério da Cultura, Alumar e Alcoa realizam, no Anjo da Guarda, edição do projeto Conexão Sutentabilidade com exibição de filmes, teatro e atividades lúdicas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura, Ministério da Cultura, alumar e Alcoa leva lições de sustentabilidade para estudantes da rede municipalA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Alumar, Ministério da Cultura e Alcoa está realizando, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), na Praça da Ressurreição, no bairro Anjo da Guarda, a Conexão Sustentável Alcoa, com a participação de escolas da rede municipal. As atividades são abertas para a comunidade e acontecem também entre os dias 11 a 14 de setembro, na Unidade de Serviço e Aprendizagem Industrial (Senai), na BR-135, Distrito Industrial.

O projeto Conexão Sustentável Alcoa tem como seu principal objetivo a propagação da cultura e do conhecimento sobre sustentabilidade para alunos e comunidades por meio de atividades lúdicas, através do teatro e do cinema. Esta é a quarta edição do projeto que já contabilizada cerca de 14 mil pessoas beneficiadas com a ação. Além de São Luís, a programação contemplou os estados de São Paulo e Minas Gerais e ainda passará por Belém (PA).

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto vem com uma estrutura que comporta um palco móvel e uma arena para até 250 espectadores, além de uma tela de cinema de 120 polegadas. Na programação, eventos relacionados à sustentabilidade, reciclagem, cuidado com o planeta e ao consumo consciente abordados através de teatro, música e cinema. Participam com apresentações teatrais a Cia. Casa do Bispo Atelier e os palhaços Félix & Cia. Na programação, oficinas de reciclagem e o uso de tabletes com jogos educativos disponíveis na estrutura da arena durante os intervalos das apresentações, além da exibição de filmes ao ar livre.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, esse tipo de atividade é muito importante para o crescimento do estudante. "Estou muito satisfeito pela realização de mais uma edição desse projeto e da participação de nossas escolas, essa atividade será fundamental para ajudar os alunos no conhecimento e importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente", pontuou.

A supervisora do Departamento de Relações Institucionais da Alumar, Joana Burgos, ressaltou a parceria. "Nós queremos levar diversão e conhecimento para os alunos através de oficinas e peças teatrais, em locais com uma dificuldade maior de acesso à cultura. Porque tratamos de vários temas como reciclagem e sustentabilidade. E essa parceria com a Semed tem sido muito produtiva, esta já é a quarta edição".

APRENDIZADO

A estudante Alana Beatriz, do 8º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Carlos Madeira, falou da importância da atividade. "Estou achando muito legal e muito interessante, porque aqui nós estamos aprendendo várias coisas que muitas vezes esquecemos de fazer no dia a dia, como por exemplo, economizar energia, não sujar o meio ambiente, e espero que isso continue evoluindo cada dia mais".

A técnica do Núcleo de Educação e Cultura (NEC) da Semed, Giuliana Bastos, ressaltou a importância da parceria e atividades culturais no aprendizado. "Essas atividades em parceria com a Alumar e a Alcoa vêm para nos ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproximando-o de atividades culturais. Por dia, vão passar por aqui cerca de 250 estudantes da rede municipal nos turnos da manhã e da tarde".

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem