agencia

Notícias

Terça-feira, 04/09/2018 - 16h02

Prefeitura de São Luís celebra o Dia Municipal do Regueiro com show nesta quarta-feira (5)

Evento 'Vibrações Positivas' celebra também os 406 anos de São Luís e é realizado pela gestão do prefeito Edivaldo e organizado pela Comissão Integrada do Reggae e Turismo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura celebra o Dia Municipal do Regueiro com show nesta quarta-feira (5)O gingado contagiante do reggae tem um grande número de seguidores em São Luís. Não é à toa que a cidade é considerada a capital brasileira do reggae, ritmo de origem jamaicana que, há aproximadamente cinco décadas, embala os ludovicenses. Dentro da programação dos 406 anos de São Luís, a gestão do prefeito Edivaldo realiza nesta quarta-feira (5), às 18h, o show 'Vibrações Positivas'. O evento é gratuito e acontecerá na Praça Nauro Machado, organizado pela Comissão Integrada do Reggae e Turismo. Nesta quarta-feira é celebrado o Dia Municipal do Regueiro.

O show reúne os amantes do ritmo e homenageiam pessoas que contribuíram para cultura reggae da cidade. A abertura será com Alex Muller, seguido do DJ Girleno (A Lenda Brother), DJ Junior Black, banda Barba Branca e Garotinhos Beleza, Star Disco e Clube do Vinil, banda Guetos e Batan Passos, DJ Jorge Black, DJ Marcus Vinicius, Banda Filhos de Jah e Gdam, além dos cantores Levi James, Luís Guerreiro e Célia Sampaio, DJ Ademar Danilo, banda Capital Roots e Saint Louis, e Naty Nayfson. A programação conta ainda com exposição de artesanato, fotografia reggae, audiovisual, moda reggae e culinária.

"O Vibrações Positivas já se consolidou no calendário cultural da cidade, como uma forma de celebrarmos o Dia Municipal do Regueiro. Vemos o reggae com uma grande aceitação do público, tendo São Luís como uma referência nacional como a Jamaica Brasileira. Mais um ano a Prefeitura e a Comissão Integrada do Reggae e Turismo fazem parceria para enaltecer esta cultura e celebrar o aniversário de São Luís, abrilhantando a nossa programação", destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

DATA

O Dia Municipal do Regueiro é celebrado no dia 5 de setembro, instituído pela Lei Nº 4.102 de outubro de 2002. "A Comissão existe há 13 anos, e há 12 anos fazemos esta celebração do Dia Municipal do Regueiro. A data é um reconhecimento histórico do reggae, que foi se fortalecendo no Maranhão ao longo desses anos. Desta maneira, este dia é uma oportunidade para mostrar e reconhecer grandes nomes que fazem a cultura reggae em nossa cidade, além de complementar a celebração de aniversário de São Luís. Nosso reggae é expressivo no mundo todo, muita gente procura a cidade para conhecer, dançar agarradinho, aprender mais sobre o ritmo e essa forma de dançar que só vemos aqui", explicou Fabinho de Jah, da Banda Filhos de Jah e membro da Comissão Integrada do Reggae e Turismo.

A Comissão Integrada do Reggae e Turismo (CIRT) é formada por 14 representantes dos vários segmentos da cadeia produtiva do movimento reggae. Em São Luís, o ritmo é encontrado em praticamente todos os bairros da cidade, movimentando grandes grupos e arrastando uma multidão de fãs. No dia 11 de maio o Brasil comemora o Dia Nacional do Reggae. A criação da data foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. A data é uma homenagem a Robert Nesta Marley (Bob Marley), considerado o grande difusor do ritmo pelo mundo, que faleceu em 11 de maio de 1981.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem