agencia

Notícias

Quinta-feira, 06/09/2018 - 15h41

Fotografia é tema de roda de conversa na Galeria Trapiche, equipamento da Prefeitura de São Luís

A palestra fez parte da Ocupação Trapiche #9 que apresenta a exposição "Retratos e Identidades do Liceu Maranhense", composta por fotografias de estudantes do Liceu Maranhense em cartaz até o dia 14 de setembro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Alunos do Liceu Maranhense puderam saber mais sobre fotografia em roda de conversaA Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, recebeu, nesta quarta-feira (5), estudantes da escola de Ensino Médio Liceu Maranhense para a palestra "Fotografia como ferramenta do saber ver e saber interpretar em sala de aula". A ministrante foi a fotógrafa e professora de fotografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Áurea Costa.

A palestra fez parte da programação da Ocupação Trapiche #9 que apresenta uma exposição composta por 53 fotografias de estudantes do Liceu Maranhense, escola pública mais antiga do Brasil. Sob o título "Retratos e Identidades do Liceu Maranhense", a mostra fica em cartaz até o dia 14 de setembro. A Galeria Trapiche fica localizada na Av. Sen. Vitorino Freire – Centro (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande) e está aberta ao público para visitação de segunda a sexta, no horário das 14h às 19h.

"Fotografar não é só apertar um botão, não é uma atividade apenas técnica ou um ato mecânico. É muito mais que isso. Requer muito estudo e começa por saber olhar o ambiente e saber a mensagem que você quer passar com aquela imagem", afirmou Áurea Costa ao passar algumas técnicas básicas sobre fotografia aos estudantes.

Além disso também falou que a fotografia é um documento histórico que conta uma narrativa, porém sem constituir uma realidade absoluta, mas sim um recorte dela. "A fotografia é uma história que se escreve com a luz. Sempre há uma mensagem por trás de qualquer imagem, por isso não devemos olhá-la somente com olhos de admiração, mas de leitura, pois é uma narrativa construída a partir do olhar do fotógrafo", disse.

O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Lucas Alexandre Ferreira, viu na palestra mais um incentivo para seguir a mesma carreira que seu pai, que é fotógrafo de um jornal impresso de São Luís. "Esse momento contribuiu ainda mais para aperfeiçoar o meu olhar sobre a fotografia e também para mostrar aos meus colegas que a fotografia vai muito além da selfie. Também foi importante para mostrar que não são necessários equipamentos caros e sofisticados para fazer boas imagens, mas sim a sensibilidade de cada um", observou.

Dando prosseguimento à programação da Galeria, no dia 12 será realizada uma mostra de vídeos com temas relacionados com a história da fotografia, aberta ao público. O encerramento, no dia 14, contará com um debate sobre 'Imagem na Arte', explanado pela professora Mônica Rodrigues, e performance com alunos do Liceu Maranhense.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem