agencia

Notícias

Quarta-feira, 12/09/2018 - 09h21

Prefeitura revitaliza praças e população ganha mais opção de lazer nos bairros

Requalificações dão nova vida a espaços antes abandonados e degradados; políticas públicas de urbanização da Prefeitura elevam qualidade de vida da população

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Já são mais de 40 praças revitalizadas na gestão do prefeito Edivaldo

São inúmeros os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo para revitalizar e recuperar espaços públicos. O conjunto de medidas contempla dezenas de bairros e já melhorou o aspecto de mais de 40 praças na capital com reformas, ampliações, instalação de equipamentos e contemplando a acessibilidade. Os novos espaços foram entregues à população garantindo alternativas gratuitas de lazer e diversão para toda a família. Melhorias representativas para a cidade que completou 406 anos no último dia 08.

O prefeito Edivaldo destacou a funcionalidade destes espaços e a importância de sua reestruturação com as melhorias realizadas. "A população agora conta com ambientes mais estruturados para o lazer e diversão, para aproveitar momentos em família ou entre amigos. Os moradores são parceiros nesse planejamento ao cuidar e preservar estas áreas que servem a toda comunidade. São alguns dos projetos em andamento para fazer da capital uma cidade mais bonita e com mais espaços de conivência", reforça Edivaldo.

As praças são uma opção para esses encontros e a gestão segue revitalizando áreas que estavam sem utilidade e sem condições de acolher a população. As academias ao ar livre estão presentes em grande parte das praças revitalizadas. O equipamento é um diferencial do plano de recuperação destas áreas e oportuniza aos moradores cuidar da saúde com a prática de exercícios físicos.

"A gestão do prefeito Edivaldo sabe a importância destes espaços no ambiente social e se preocupa com o bem-estar da população. Por essa razão, o município vem desenvolvendo políticas públicas que contemplem a revitalização de logradouros fundamentais à vida social da comunidade, ofertando novos espaços para favorecer o lazer de crianças, adultos e idosos", afirmou o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho.

A Praça Mirandinha, no bairro Rio Anil, é uma das contempladas com a academia ao ar livre e já foi entregue à comunidade toda reformada. O espaço ganhou visual arquitetônico mais moderno, diferenciado projeto paisagístico e a academia ao ar livre. Agora, a área que era ocupada por entulhos, será utilizada para momentos de diversão e atividades físicas.

Quem mora no bairro agora contempla um novo cenário, mais adequado às atividades sociais e de lazer. A dona de casa Conceição Baltazar, 31 anos, relembra como era a área em frente à sua residência e a satisfação em ver a mudança promovida pela Prefeitura. "Aqui era um lamaçal e bem na minha porta, ficava difícil até caminhar. Eu já estou gostando e valorizando o que temos aqui na nossa comunidade", afirmou.

No Jardim América, a praça que leva o nome do bairro se transformou em espaço de lazer e convivência para os moradores da região, além de servir à nova feirinha. O autônomo Francisco da Luz Ramos, 42 anos, já aproveitava o espaço para passear com sua filha Maria Valentina, de apenas oito meses. "A praça está linda, teve todo o espaço integralmente aproveitado e em nada lembra a área abandonada que era antes. Logo minha filha estará brincando e correndo aqui também", disse.

A urbanização da praça incluiu canteiros arborizados, acessos e passeio público, playground, bancos e mesas para jogos, campo de futebol, estacionamento com vagas sinalizadas para pessoas com deficiência, acessibilidade com piso tátil e rampas. A área também ganhou uma academia ao ar livre. A feirinha conta agora com 80 barracas padronizadas para a venda de peixes, mariscos, produção agrícola local.

A praça Quinta do Macacão, na Rua Celso Magalhães, Centro, como é conhecida popularmente, ganhou quadra de esportes, coreto e área verde. Ainda, novos bancos, playground, área de contemplação, academia de saúde, área para estacionamento, jardim e rampas de acessibilidade transformando a área antes tomada pelo matagal e sem qualquer estrutura em espaço de uso público com opções de entretenimento.

O estudante universitário Roberto Serejo, 20 anos, que mora em frente à praça, estava na expectativa pela conclusão da obra. "Quando compramos esta casa ficamos bastante satisfeitos em ver esse serviço acontecendo. Conheço o local e é muito bom saber que agora contamos com esta estrutura para aproveitar com amigos e família, praticar um esporte e traz segurança e tranquilidade para esta área", disse o jovem.

Na Camboa, a praça ganhou canteiros ajardinados em toda a sua extensão, bancos, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, lixeiras e uma academia ao ar livre para a prática de atividades físicas e esportivas, além de nova iluminação. Uma mudança significativa também na antiga Praça do Pescador, no Portinho. Com belo projeto de urbanização, a praça conta com bancos de madeira, postes com iluminação de led, guarita de segurança e ponto de apoio à Guarda Municipal.

ESPAÇOS REVITALIZADOS

São mais de 40 praças alcançadas pelo pacote de revitalização destes espaços, desenvolvidos pela Prefeitura. Contempladas na lista estão ainda as praças da Alegria (Centro); do Circo Escola (Cidade Operária); Carlos Chaib (Camboa); Nossa Senhora do Carmo (Coroadinho); do Habitacional Turu e Poeirão, no mesmo bairro; José de Ribamar dos Santos Corrêa e Rio Anil (Rio Anil); da Roxinha (Ipase de Baixo).

Ainda na listagem as praças Renascer, Ruy Frazão, e Praça V (Cohab); Praça Thomás de Aquino (Conjunto Cohab Anil); Verão, Jackson Lago e das Árvores (Cohatrac); Praça da Criança (Liberdade); restauração da Praça Frei José Schultt e construção da Praça da Criança, (Vila Palmeira); Praça dos Ipês (Angelim); Praça Bacurizeiro (Vila Embratel); e Roseira (Anjo da Guarda).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem