agencia

Notícias

Segunda-feira, 10/09/2018 - 16h00

Prefeitura de São Luís recebe visita de comitiva de embaixadores árabes

A visita dos diplomatas visa ao estabelecimento de parcerias institucionais e comerciais entre São Luís e os países do mundo árabe

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A visita do grupo de embaixadores árabes à capital maranhense visa ao estabelecimento de acordos de cooperação em diversas áreas

Possíveis parcerias entre a Prefeitura de São Luís com o mundo árabe, em favor da capital, entraram na pauta da reunião, nesta segunda-feira (10), do vice-prefeito, Julio Pinheiro, e secretários municipais, com um grupo de  embaixadores árabes em missão à capital maranhense. A visita dos diplomatas é uma etapa precursora a outra grande reunião que acontecerá em São Luís, na segunda quinzena de novembro deste ano, com a participação de embaixadores de todos os países árabes. Na ocasião, serão estabelecidas parcerias concretas em áreas como cultura, comércio, educação, tecnologia, agricultura, entre outras. 

Na reunião com a comitiva de diplomatas, o vice-prefeito Júlio Pinheiro destacou a importância das parcerias institucionais e comerciais que poderão ser celebradas pela gestão do prefeito Edivaldo com os países do mundo árabe. “Nós já temos raízes profundas com o povo árabe, que influenciou na construção de nossa identidade também. Nada mais salutar que buscarmos o estreitamento das relações com esses países, em todas as áreas possíveis. Hoje, tivemos essa reunião muita produtiva, iniciando as conversações na perspectiva de estabelecermos importantes parcerias com o mundo árabe em favor da nossa cidade, a exemplo de outras já efetivadas com países asiáticos e europeus, que já rendem bons resultados à capital e à população”, afirmou Júlio Pinheiro.

Durante a reunião, os secretários municipais presentes fizeram uma breve explanação sobre as principais ações de suas pastas. Os gestores enfatizaram que a troca de experiência e as parcerias concretas que serão firmadas com países do mundo árabe serão muito produtivas para o fortalecimento das relações entre São Luís e o mundo árabe, sobretudo, naquilo que possa resultar em investimentos para o crescimento econômico e o desenvolvimento social da capital.

Entre os diplomatas árabes participantes da reunião estavam o embaixador do Estado da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben; o embaixador da República Libanesa e vice-decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Joseph Sayah; e o embaixador e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Osmar Chohfi.

O embaixador do Estado da Palestina, Ibrahim Alzeben, também avaliou positivamente a reunião no sentido de estabelecer as primeiras tratativas visando firmar acordos concretos de cooperação entre São Luís e os países árabes. ”Estamos muito felizes por estar em São Luís, no momento em que essa cidade tão bela e rica culturalmente acaba de completar 406 anos. Tivemos uma reunião importante, durante a qual se abriu um expecto de ideias e possibilidades de intercâmbio e investimentos que esperamos consolidar mais concretamente na grande reunião que teremos em novembro, quando uma grande delegação de países árabes estará aqui em São Luís para estabelecer parcerias em diversos setores”, disse o embaixador.

O embaixador e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, fez uma análise sobre o leque de possibilidades que poderão ser acordadas entre São Luís e o mundo árabe. “É perceptível o desenvolvimento que São Luís conquistou nos últimos anos, o que nos estimula ainda mais a estabelecer esse estreitamento das relações entre a cidade e os países que representamos. A Câmara Árabe dará todo o apoio ao estreitamento das relações entre São Luís e os países árabes”, enfatizou o diplomata.

A secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues, ressaltou a importâncias do estreitamento das relações entre o município e mundo árabe, para ampliar o leque de oportunidades e investimentos que venham contribuir com o desenvolvimento da cidade em diversos setores.

“Essa reunião é um momento precursor extremamente importante para delinearmos com mais precisão as parcerias que vamos celebrar, em outro encontro mais amplo que teremos com diplomatas de todos os países árabes, em novembro. Inicialmente, prospectamos o que é possível ser feito, delineando com maior precisão as parcerias que almejamos celebrar nos setores comerciais, educacionais, culturais, sociais e outros. Nessa reunião que teremos em novembro, queremos, inclusive, assinar novos acordos de cidades-irmãs com os países árabes participantes, para ampliarmos o leque de oportunidades de desenvolvimento nas áreas contempladas”, observou Ana Paula Rodrigues.

Entre os secretários presentes estavam, Pablo Rebouças (Governo), Socorro Araújo (Turismo), Moacir Feitosa (Educação), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Nonato Chocolate (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Marlon Botão (Cultura), o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade, e o secretário estadual de Programas Especiais, Pierre Januário.

PARCERIAS INTERNACIONAIS

A Prefeitura São Luís já mantém relações institucionais de cooperação mútua com outras cidades asiáticas, a exemplo da cidade chinesa de Wuhan e a vietnamita Hue, com as quais São Luís também tem relações diplomáticas de cidades-irmãs, com acordos de cooperação mútua celebrados nas áreas da Educação, Esporte, Turismo, Cultura, entre outras. São Luís mantém ainda parcerias diplomáticas com cidades europeias, a exemplo da francesa Saint-Malo e a cidade italiana de Tramonti, com a qual a capital também tem acordo institucional de cidades-irmãs e parcerias celebradas na área de transferência de experiências na gestão de resíduos sólidos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem