agencia

Notícias

Quinta-feira, 20/09/2018 - 17h51

Edição do Passeio Serenata em homenagem aos 406 anos de São Luís reúne grande público no Centro

Iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, Passeio Serenata levou, na noite desta quarta-feira (19), cultura e informação à população e também aos turistas; tendo como cenário o Centro Histórico, esta edição destacou o aniversário de São Luís, celebrado dia 8 de setembro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Personagem de Ana Jansen, posicionada em frente ao Palácio dos Leões, informa ao público sobre a história da cidadeO Passeio Serenata, em edição que celebrou os 406 anos da capital - celebrados no dia 8 de setembro - movimentou, nesta quarta-feira (19), as ruas históricas do Centro de São Luís reavivando a memória dos ludovicenses sobre a rica cultura da cidade e mostrando aos visitantes o potencial turístico do acervo arquitetônico tombado como Patrimônio da Humanidade. O roteiro, da Prefeitura de São Luís e realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), apresentou lendas e tradições ludovicenses por meio de atuações e informações sobre a cidade e reuniu grande público. O Passeio Serenata integra o programa Reviva, implantado pelo prefeito Edivaldo e que contempla ainda o Sarau Histórico e o Roteiro Reggae. 

Com o Passeio Serenata, o prefeito Edivaldo incentiva um novo olhar sobre o Centro Histórico de São Luís, para criar na população ludovicense um sentimento de pertencimento, contribuindo para que o turista perceba o amor dos moradores pela sua cidade. "Sob a orientação do prefeito Edivaldo, nós movimentamos as ruas da cidade com os eventos do programa Reviva. Eles são mais uma maneira de contribuir para tornar agradável o espaço público, oferecendo cultura de maneira gratuita para todos que tiverem interesse em saber mais sobre a nossa cidade", pontua a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A paulistana Michele Cisoto veio a passeio para São Luís e adorou o evento. "Nunca imaginei que encontraria um evento assim enquanto eu estivesse por aqui, gratuito, com música, e apresentando a história da cidade de vocês. As atuações foram muito bonitas e o guia falou muitas curiosidades interessantes. Aprendi bastante", explicou a advogada.

O guia de turismo Wagner Valle, além de explicar mais sobre os personagens interpretados por atores da companhia Tramando Teatro, falou sobre a história de cada lugar por onde o roteiro seguiu. Nessa edição da quarta-feira (19), se apresentaram os personagens Newton Sá, Nuno Lilah Lisboa, Ana Jansen, Ana Rosa e Raimundo (da obra literária 'O Mulato', de Aluísio Azevedo) e ainda personagens das lendas Manguda e o Touro Encantado.

O dentista Rafael Travassos contou que tem percebido que o cenário do Centro da cidade tem mudado de forma exponencial. "Tenho conversado com vários amigos e percebido que o Centro Histórico nunca foi tão aproveitado. As pessoas têm criado realmente o hábito de vir pra cá, e tem realmente programações para participar. Muito bom o evento", disse Rafael.

REVIVA

O Passeio Serenata faz parte do Reviva, programa da Prefeitura de São Luís, realizado por meio da Setur. Fazem parte dele também o Sarau Histórico, no qual a população aprecia poesias e músicas que contam histórias sobre São Luís, e o Roteiro Reggae, que apresenta ao público mais da cultura maranhense, enraizada pelo ritmo que agita a ilha quando toca.

Também fazem parte das ações de promoção da cidade realizadas pela Prefeitura o site (www.turismosaoluis.com) e os perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Nas redes sociais, os seguidores podem acompanhar fotos e vídeos sobre São Luís, tornando a cidade ainda mais procurada para viagens.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem