agencia

Notícias

Sábado, 22/09/2018 - 10h01

Com foco na melhoria dos serviços, Prefeitura capacita gestores de unidades municipais de saúde

O objetivo da capacitação é aprimorar os conhecimentos dos gestores;mais de 100 técnicos participaram da aula inaugural nesta sexta-feira do curso "Gestão e Liderança"

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, o curso vai oferecer uma visão abrangente e integradora das funções da gestão da saúde pública

Como parte das ações implementadas pelo prefeito Edivaldo para a melhoria do sistema municipal de saúde, a Prefeitura de São Luís está promovendo mais uma capacitação voltada para os gestores das unidades de saúde. Mais de 100 técnicos participaram do inicio do curso "Gestão e Liderança" para gestores das unidades de saúde da rede municipal, cuja aula inaugural aconteceu na última sexta-feira (21), no auditório da Associação Comercial do Maranhão. O curso está sendo oferecido por meio de parceria com a Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM) e tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos gestores, com foco na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo sistema de saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, o curso vai oferecer uma visão abrangente e integradora das funções da gestão da saúde pública. "A oferta de serviços de excelência ao usuário passa pela capacitação do gestor, para que ele esteja apto a identificar e intervir no ambiente com instrumentos modernos de gestão e inovação, capazes de proporcionar o efetivo atendimento das demandas, de acordo com os princípios do SUS", explicou. 

O curso tem carga horária de 180 horas, com nove módulos de conhecimentos teóricos e práticos, com abordagens que vão desde a legislação do Sistema Único de Saúde até o gerenciamento de unidades, em todos os níveis de complexidade. No total, 150 serão orientados por facilitadores especialistas, mestres e doutores que vão repassar conhecimentos direcionados à melhoria institucional dos processos da rede municipal de saúde.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Zenaldo Oliveira, com vasta formação em gestão estratégica de negócios e formação de executivos. Ele ressaltou a importância de disponibilizar ferramentas aos gestores públicos para torná-los aptos a desenvolver estratégias de gerenciamento adequadas ao contexto em que atuam para potencializar a capacidade de resposta dos serviços de saúde.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem