agencia

Notícias

Sexta-feira, 28/09/2018 - 15h49

Prefeitura divulga São Luís na maior feira de turismo da América Latina

Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a Prefeitura de São Luís participou da Abav Expo 2018 Conecta por meio da comercialização do destino realizada pelo trade da capital em São Paulo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A maior feira de turismo da América Latina reuniu destinos de várias partes do mundo em São PuloSão Luís foi destaque na Abav Expo 2018 Conecta, maior feira de turismo da América Latina, realizada entre 26 e 28 de setembro, em São Paulo. A feira reuniu compradores e representantes das principais agências de viagens do país, destacando-se importantes operadoras emissivas e receptivas, além de profissionais do setor. O evento extrapolou os limites do pavilhão do Anhembi, graças à contribuição da mídia nacional e internacional credenciada. Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a Prefeitura de São Luís participou do evento por meio da comercialização do destino realizada pelo trade.

O espaço foi franqueado ao trade e à imprensa especializada. Primeiro estado a utilizar a tecnologia 3D com os óculos de realidade virtual, o Maranhão foi ganhador do prêmio Brand, conferido pela Associação Nacional dos Cronistas de Turismo. Por meio da realidade virtual, os visitantes do estande Maranhão, puderam fazer um passeio pela Chapada das Mesas, caminhar pelos Lençóis Maranhenses e pelas ruas centenárias de São Luís. São produtos diferenciados. Além do aspecto histórico-cultural, a capital maranhense possui sol e praia como opções de turismo.

Para a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, a participação do Maranhão na feira, é um investimento no sentido da divulgação do destino, tendo São Luís como portão de entrada para os demais polos. "Em feiras como esta é onde se encontra oportunidade de mostrar para os operadores de viagens de todo o Brasil e da América Latina, o que temos para oferecer em termos de turismo", disse a secretária Socorro Araújo.

Segundo a secretária, a edição deste ano do maior encontro de agências de viagens da América Latina conseguiu atrair um grande público superando os realizados anteriormente. "Observamos que o turismo está em fase crescente e os operadores mais interessados nos nossos destinos. Isso reflete uma boa perspectiva de futuro", comentou a titular da Setur. Na avaliação da secretária, a feira da Abav oportuniza aos polos turísticos do estado uma divulgação extraordinária.

"O Maranhão veio colorir a nossa feira com seu cenário deslumbrante e uma cultura exuberante, que demonstra a beleza e alegria do seu povo", disse o diretor da Abav Nacional, Geraldo Rocha. "Sempre comento que em crise, no mundo inteiro o setor da economia que se recupera mais rápido sempre, é o turismo. Veja a crise americana em 2008 que quebrou o mundo inteiro; o primeiro estado a se recuperar na economia foi a Flórida, com o turismo. O mesmo aconteceu com os países da Europa que estavam quebrados. Portugal, Espanha e Grécia investiram no turismo. Os dois primeiros vivem hoje quase exclusivamente do turismo", pontuou Rocha.

No entendimento do presidente da Abav-MA, Jansen Santos, a feira deste ano trouxe uma configuração favorável. "No ano passado tivemos uma feira divida por países. Este ano ficamos todos misturados. O Maranhão, por exemplo, ficou em frente aos estandes da República Dominicana e do México. Isso é inédito em termos de relacionamento e comercialização dos produtos", observou.

Entre agentes de viagens associados e não associados à Abav-MA, hoteleiros e imprensa, a comitiva do Maranhão contou mais de 40 pessoas. "Tivemos o apoio irrestrito do Sebrae, que compreendeu ser este o caminho que temos para criar oportunidade de negócios para o setor, da Prefeitura de São Luís e da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo", citou Jansen Santos.

Para Amadeu Júnior, da Babaçu Turismo, a feira da Abav tem destaque no calendário de eventos. "Este ano viemos com uma grande expectativa de iniciarmos o ano de 2019 com melhores negócios. O Maranhão vive um novo momento, e com certeza esse é um fator importante para estabelecermos relações mais proveitosas com o mercado de maneira geral", avaliou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem