agencia

Notícias

Segunda-feira, 01/10/2018 - 11h19

Moradores contemplados com imóveis no Residencial Piancó V iniciam mudança para novos endereços

O residencial, do programa 'Minha Casa, Minha Vida' executado em parceria com a Prefeitura de São Luís, é mais um a integrar a política habitacional da gestão do prefeito Edvaldo que já beneficiou mais de 60 mil pessoas com cerca de 16 mil imóveis entregues a quem mais precisa de moradia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Moradores do Residencial Piancó V aproveitaram o fim de semana para fazerem as mudançasA mudança não apenas de casa, mas também de vida chegou para a vendedora ambulante Yara Marques Silva, 45 anos, uma das primeiras pessoas contempladas com uma das 224 unidades do Residencial Piancó V a tomar posse do seu novo bem, após viver por anos na rua e depois ser assistida pelo aluguel social. As unidades habitacionais, cujas chaves foram entregues pelo prefeito Edivaldo na última quinta-feira (27), fazem parte do programa federal 'Minha Casa, Minha Vida' executado em parceria com a Prefeitura de São Luís. Por meio do programa, foram entregues na gestão do prefeito Edivaldo, cerca de 16 mil imóveis na capital, beneficiando mais de 60 mil pessoas.

Assim como a vendedora ambulante Yara Marques, dezenas de moradores do Piancó V aproveitaram o fim de semana ensolarado para fazer sua mudança, trazendo na bagagem a esperança de dias melhores e no coração o sentimento de gratidão pela conquista do tão almejado bem. "Eu fui moradora de rua, depois passei a ser beneficiada pelo aluguel social e, agora, estou dentro da minha casa. Felicidade é pouco para descrever o que sinto nesse momento", relatou Yara. 

Em cada história relatada, o sentimento é de total contentamento, como assim também descreve a dona de casa Adriana Rafaela Alves, 31 anos, que também foi contemplada pelo programa. Ela mora com o marido e dois filhos na casa da sogra e sempre acalentou o sonho de ter o próprio lar. "Já estou organizando minha mudança, não vejo a hora de estar aqui na nossa casa. Meus filhos também não falam outra coisa, estão muito ansiosos. Agora é só felicidade", disse.

Segundo Mádison Leonardo Andrade, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), para concretizar esse volume significativo de unidades do programa 'Minha Casa, Minha Vida', o órgão desenvolveu um trabalho com muito planejamento e responsabilidade, com orientação do prefeito Edivaldo que tem a política habitacional como uma de suas prioridades de gestão. "Realizamos um trabalho coordenado e focado no atendimento das famílias que realmente necessitam. Fazemos a coleta de demandas, o acompanhamento social das pessoas beneficiadas e o monitoramento do ritmo das obras, para que os empreendimentos sejam entregues com a maior celeridade possível", frisou o secretário.

RESIDENCIAL

O Residencial Piancó V, na área Itaqui-Bacanga, possui 224 unidades e integra um complexo de oito empreendimentos do 'Minha Casa, Minha Vida', totalizando 2.144 apartamentos construídos na região Itaqui-Bacanga. Do mesmo complexo já foram entregues também o Piancó I, II, III, IV, VII e VIII. As unidades possuem seis ambientes sendo sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

O condomínio disponibiliza ainda área de lazer e quadra esportiva. O entorno foi contemplado com ações de infraestrutura como pavimentação de ruas, implantação de sistemas de abastecimento de água, de energia e drenagem para escoamento de água das chuvas e o local conta com uma escola de seis salas de Ensino Fundamental.

As unidades habitacionais são destinadas a pessoas de baixa renda que não tenham residência própria. Cada empreendimento do programa 'Minha Casa, Minha Vida' em São Luís reserva ainda moradias para pessoas residentes em áreas de risco, desabrigadas ou que sejam beneficiárias do Aluguel Social. O trabalho de identificação desse público, que tem prioridade no programa, é realizado por equipes técnicas da Semurh.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem