agencia

Notícias

Terça-feira, 16/10/2018 - 16h02

Atletas ludovicenses participam de campeonatos mundial e nacional com o apoio da Prefeitura

Gestão do prefeito Edivaldo incentiva a prática esportiva nos mais diferentes níveis, destacando a importância de apoiar talentos que defendem o nome da capital maranhense em competições esportivas no Brasil e em outros países

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O judoca Enir Cantanhede recebe apoio da Prefeitura de São Luís para participar de competição no México
A Prefeitura de São Luís está apoiando a participação de atletas ludovicenses em campeonatos nacional e mundial. O judoca Enir Cantanhede participa do Campeonato Mundial de Veteranos do Judô que acontece de 16 a 20 de outubro na cidade de Cancún, no México. Já o karateca Salatiel Martins é presença na etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê que ocorre em Belo Horizonte até o dia 21 de outubro. O apoio da gestão do prefeito Edivaldo permite que os atletas tenham condições de representar a cidade e o país em competições de relevância como essas.

O secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças, reforça a intenção da Prefeitura ao apoiar os atletas. "Ao conceder essa oportunidade aos atletas, que já são profissionais e reconhecidos nas modalidades que praticam, estamos mostrando para o país e para o mundo os talentos dos nossos esportistas. São Luís está positivamente representada com esses dois competentes atletas, que também já contaram com o apoio da Prefeitura em outras oportunidades", disse o titular da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

Campeão panamericano, terceiro lugar no sulamericano e campeão brasileiro, o judoca Enir Cantanhede conta que o patrocínio da Prefeitura é fundamental para incentivar os atletas. "Estou muito feliz em poder participar desse mundial e representar a minha cidade e meu país. O poder público municipal tem apostado no meu trabalho e me apoiado desde o panamericano e o sulamericano. É importante esse incentivo para que eu possa continuar lutando", disse o judoca.

O karateca Salatiel Martins é presença na etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê que ocorre em Belo Horizonte

Praticante de karatê desde os sete anos, Salatiel Martins, 19 anos, possui no currículo vitórias nacionais e internacionais. O atleta foi classificado na etapa realizada no Maranhão entre 31 de maio e 3 de junho. Outras etapas do campeonato foram realizadas em estados como Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Nesta etapa final, os 20 melhores atletas de cada categoria irão disputar o título de campeão nacional.

"Além dos custos com a passagem, tem as hospedagens e os demais gastos da viagem, então se ele não tivesse esse patrocínio, ele certamente não teria condições de participar do campeonato. Sou o principal incentivador do Salatiel e agradeço muito à Prefeitura, que tem contribuído com o desenvolvimento do meu filho, atleta há muitos anos apesar da pouca idade", conta José de Ribamar Ferreira, pai do karateca que segue em busca de mais um título.

O talento do karateca já havia sido reconhecido pela Prefeitura de São Luís quando, em agosto de 2017, ele foi convidado para participar do Encontro de Artes Marciais e Cultura, que aconteceu na cidade chinesa de Wuhan. A participação do karateca no seminário que promoveu intercâmbio socioeducativo e cultural, além da troca de experiência com atletas de outras nacionalidades, foi possibilitada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Popular Municipal da cidade chinesa.

O secretário Municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin, enfatiza que a proposta da Prefeitura é apoiar os atletas e incentivar talentos como esses. "O Salatiel é um atleta que tem um enorme potencial. Este jovem, atleta de alto nível, já participou de algumas ações da Semdel, como o intercâmbio para a China, e tenho certeza que contribuímos de alguma maneira para o desenvolvimento desse atleta. Espero que outros possam se inspirar e conquistar resultados expressivos como este", destacou.

Foi também contando com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), como uma das entidades apoiadoras que Salatiel conquistou, em agosto de 2017, o título do Torneio Internacional de Karatê & Copa Escola Shotokan Maldonado, disputado no Uruguai. Na ocasião, Salatiel Martins, faixa preta e ouro no kata e kumitê masculino, conquistou no torneio três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem