agencia

Notícias

Sábado, 20/10/2018 - 11h58

Prefeitura promove Dia D do Outubro Rosa com atividades voltadas para agentes de saúde e endemias

A iniciativa integra um conjunto de ações que vêm sendo implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo na área da atenção à saúde da mulher; primeira-dama, Camila Holanda e secretário de Saúde, Lula Fylho, acompanharam a ação

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

A primeira-dama Camila Holanda e o secretário de Saúde, Lula Fylho, acompanhou as atividades do Dia D do Outubro RosaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na manhã deste sábado (20), o Dia D do Outubro Rosa, com atividades voltadas para mulheres agentes de saúde e de endemias. As atividades aconteceram durante toda a manhã, no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda. Além de fazer parte da campanha do Outubro Rosa, a iniciativa integra um conjunto de ações que vêm sendo implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo na área da atenção à saúde da mulher.

O Dia D do Outubro Rosa contou com a participação da primeira-dama Camila Holanda. Ela ressaltou a preocupação da gestão municipal com a promoção da saúde do servidor. "É a continuidade de um trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo voltado para este público. As agentes compõem uma força de trabalho importante. Estão diariamente cuidado das pessoas da nossa cidade e precisam também se cuidar, ser alertadas para o cuidado com a própria saúde. Essa ação é fruto de uma gestão que tem o olhar também voltado para os servidores municipais, que contribuem para o desenvolvimento da cidade", afirmou a primeira-dama.

No total, mais de 300 mulheres participaram de diversas oficinas, aulão de zumba, minipalestras de orientação e apresentações culturais. Além disso, a Semus disponibilizou vários serviços de saúde, como verificação de pressão arterial, aferição de glicemia, distribuição de preservativos e próteses mamárias para mulheres mastectomizadas, consultas médicas e de enfermagem, procedimentos odontológicos, vacinas e, em especial, orientações sobre a prevenção do câncer de mama.

A agente de endemias Donatília Guedes parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. "É um momento que faz a gente parar e perceber que também precisa de cuidados. Por isso, achei a ação muito benéfica", elogiou.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou que o alcance das ações se estendem além do outubro rosa. "A gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado para ampliar a oferta de serviços aos servidores e, com essa iniciativa, estamos garantindo o acesso dessas mulheres a atendimentos que são essenciais no contexto da atenção básica", disse.

Ana Clara Sá, que há 12 anos é agente comunitária na área Itaqui Bacanga, afirmou que no trabalho diário tem observado uma preocupação maior das mulheres da comunidade com a prevenção do câncer. "Elas estão mais alertas, querem informações sobre a doença e pedem cada vez mais a nossa orientação. Por isso, nós temos que nos cuidar para cuidar delas também", explicou. Várias mulheres da comunidade também foram à unidade de saúde e aproveitaram os serviços disponibilizados e as demais atividades.

OUTUBRO ROSA

Durante o Outubro Rosa, informações sobre o autoexame, palestras educativas, consultas médicas, coleta de preventivos, atividades de valorização à mulher são algumas das ações que estão sendo desenvolvidas nas unidades municipais de saúde e em outros espaços da cidade.

Neste domingo (21), atividades do Outubro Rosa acontecem durante a programação da Feirinha São Luís, das 8h às 14h, na Praça Benedito Leite. Serão prestadas orientações sobre o autoexame de mama, palestras, e realizada a distribuição de panfletos com informações sobre medidas de prevenção da doença, entre outras ações.

                                    Acesse aqui galeria de imagens