agencia

Notícias

Segunda-feira, 22/10/2018 - 14h58

Gestão do prefeito Edivaldo garante mais espaços verdes com investimento em paisagismo

Recuperação de logradouros públicos transformados em áreas de convivência familiar na capital integra a política de paisagismo implantada na gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Praça Pedro II foi totalmente recuperada pelo Iphan em parceria com a Prefeitura e ganhou novo projeto paisagísticoTornar a capital maranhense muito mais agradável, investindo no paisagismo de maneira sustentável, tem sido uma das ações da Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo. Os investimentos têm transformando o cenário dos espaços públicos da cidade em locais ajardinados atraindo famílias que podem usufruir de logradouros plenamente recuperados, que convidam à boa convivência.

Ao longo dos últimos cinco anos, as intervenções paisagísticas realizadas por meio do São Luís Cidade Jardim, programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo e coordenado pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), já contemplaram praças, avenidas, canteiros centrais, rotatórias, áreas de vivência, pontos turísticos, entre outros.

Entre os espaços já contemplados com projetos paisagísticos estão as praças do Centro Histórico, como a Benedito Leite, onde mais de cinco mil mudas foram plantadas para recuperar integralmente o ajardinamento da área, além do plantio de mudas de palmeiras imperiais, e outras espécies. A Praça do Pescador também ganhou cara nova com projeto de restauração e revitalização paisagística.

Outro logradouro que passou a ser referência na política de paisagismo da cidade, é a Praça Dom Pedro II. Localizada no coração do Centro Histórico, o equipamento ganhou novo projeto paisagístico com palmeiras imperiais, grama esmeralda e ornamento com flores de várias espécies. Brevemente, a praça Deodoro e do Pantheon, outros dois equipamentos igualmente importantes no Centro da Cidade e que estão sendo reformadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também ganharão novo paisagismo e serão entregues à população.

O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destacou que as ações, além de tornarem a cidade mais verde, também desperta uma nova consciência na população formada a partir dos Comitês Gestores instalados nas praças públicas. "O prefeito Edivaldo foi extremamente assertivo quando, além de toda a gama de serviços oferecidos, também trouxe para perto a comunidade por meio da formação dos comitês. Pois são os moradores que, de forma direta, colaboram no dia a dia, com a observação permanente dos logradouros e também criam atividades para que os espaços sejam habitados pelas famílias e com isso bane desses espaços a violência e a criminalidade", disse.

Atualmente existem cerca de 30 Comitês Gestores de Preservação Permanente, regulamentados pela Prefeitura de São Luís. A comunidade do Cohatrac foi a que formatou o primeiro comitê modelo que atua na preservação e manutenção da praça considerada o maior centro paisagístico da região. Também existem comitês em funcionamento nas áreas da Cohab, Forquilha, Anil, Cohab/Anil, Rio Anil, Vinhais, Cohama, Centro, Ipase e Anjo da Guarda.

MANUTENÇÃO

Para manter os jardins e espaços ajardinados, a Prefeitura realiza uma grande operação de manutenção que é voltada a canteiros e rotatórias da cidade. A ação é permanente, por determinação do prefeito Edivaldo e visa proporcionar maior segurança, visibilidade e bem estar à pedestres e motoristas.

Além da revitalização paisagística da Via Expressa, a operação de manutenção já contemplou as avenidas Castelo Branco, Colares Moreira, Holandeses, Daniel de La Touche, Jerônimo de Albuquerque, Avenida Leste Oeste, no Cohatrac, entre outras. O trabalho de manutenção, faz parte do eixo Jardim da Minha Rua, braço do São Luís Cidade Jardim.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem