agencia

Notícias

Terça-feira, 23/10/2018 - 15h28

Prefeitura em parceria com Faculdade Pitágoras realiza 'I Mostra Idoso Ativo e Produtivo'

Evento reuniu idosos dos Centros de Referência em Assistência Social das regiões João de Deus, Vila Luizão, Anil e Cohab em um dia de lazer e cuidados

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Idosos durante apresentação de dança na ’I Mostra Idoso Ativo e Produtivo’A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou, em parceria com a Faculdade Pitágoras, a 'I Mostra Idoso Ativo Produtivo' nesta segunda-feira (22). O evento ofertou aos idosos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) das regiões João de Deus, Vila Luizão, Anil e Cohab um dia de lazer e cuidados. A programação contou com apresentação de dança, exposição de artesanatos, cuidados com a pele e massagem, lanche e uma caminhada de encerramento.

De acordo com a titular da Semcas, Andréia Lauande, a gestão do prefeito Edivaldo é comprometida em promover a participação da pessoa idosa em atividades socioculturais. "Possibilitando a esse público momentos de descontração e lazer, garantimos a elevação da autoestima bem como sua valorização, mostrando que reconhecemos a pessoa idosa como protagonistas de suas próprias vidas, bem como sua importância para sociedade", disse Andréia Lauande.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Faculdade Pitágoras, Cristiane Lima, alunos dos cursos de Estética, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social colaboraram diretamente na realização da mostra, que tem como finalidade propor o engajamento dos alunos da instituição com ações que beneficiam a comunidade. "Era uma ação que já queríamos realizar a tempos e encontramos na Semcas a parceria perfeita para viabilizar a mostra", agradeceu Cristiane Lima.

A idosa Luzia Viana, 74 anos, membro do Cras da região João de Deus, conta que há mais de cinco anos participa das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura de São Luís. Segundo ela, lá são ofertadas diversas atividades para o grupo de idosos, como atividades físicas, oficinas de artesanatos, passeios, grupos de dança e acompanhamento especializado com profissionais da saúde e assistência social. "Tudo que nós temos vontade de fazer, lá no Cras a gente faz. É muito importante esse serviço que eles realizam, porque podemos fazer amizades e sair da rotina", conta a senhora.

PROGRAMAÇÃO

A programação da mostra contou com apresentação do grupo de dança do Cras João de Deus e SCFV da Vila Luizão, exposição de materiais confeccionados pelos idosos do Cras do Anil e Cohab, roda de conversa sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), caminhada e lanche para os idosos.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Catiane Sousa, conta que 100 idosos participaram da mostra. "A Faculdade Pitágoras convidou os idosos dos Cras dessas regiões para participarem da mostra. Eles terão a oportunidade de apresentar a coreografia de ciranda e expor os materiais que eles mesmos fizeram nas oficinas de artesanato, o que é muito importante para eles", disse a coordenadora.

A idosa Francisca Silva, 61 anos, conta que começou a participar dos encontros do Cras da região João de Deus quando sofria de depressão e que hoje conta os dias para participar das atividades propostas pelo SCFV. "Só tenho que agradecer ao prefeito Edivaldo e a todos os envolvidos por proporcionar momentos como esse, porque agora eu sou saudável de verdade e feliz", agradeceu, emocionada, a senhora.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem