agencia

Notícias

Sábado, 27/10/2018 - 10h14

Prefeitura deflagra ações de combate ao trabalho infantil no período que antecede o Dia de Finados

O objetivo da ação realizada pela Prefeitura de São Luís é intensificar as ações de prevenção e combate ao trabalho infantil nos cemitérios da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Equipe durante ação que visa combater o trabalho infantil nos cemitérios de São LuísA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) em parceria com Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, deflagrou, na manhã desta sexta-feira  (26), a campanha "Eu não compro; Eu não Contrato, Eu não aceito Exploração do Trabalho Infantil", nos principais cemitérios da capital. O objetivo é intensificar as ações de prevenção e combate ao trabalho infantil durante o período que antecede o do Dia de Finados.

A titular da Semcas, Andréia Lauande destacou as ações da gestão do prefeito Edivaldo no sentido de garantir a proteção de crianças e adolescentes na capital e ainda falou desse grande problema social enfrentado nas grandes cidades. "Essa é mais uma das ações estratégicas das quais a Prefeitura, por meio da Semcas e seguindo orientação do prefeito Edivaldo, vem desenvolvendo ao longo dos anos com objetivo de dirimir, prevenir e combater o trabalho infantil em São Luís", disse a secretária.

A campanha se estende até o dia 2 de novembro, nos Cemitérios do Gavião, Parque da Saudade e São Raimundo (Anjo da Guarda) e São Cristóvão e tem como público-alvo, crianças que executam serviços de limpeza e manutenção nos jazigos.

Serão realizadas rodas de conversas com famílias egressas do trabalho infantil, blitz de sensibilização nos cemitérios, assinatura do Termo de Cooperação Mútua de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil nos Cemitérios, palestras com famílias do entorno do Cemitério Parque da Saudade (Vinhais), panfletagem e fiscalização nos locais.

A diretora administrativa dos Cemitérios Públicos Municipais, Maria Helena Damous Estrela, chamou atenção para a recorrência do trabalho infantil nessa época do ano nos cemitérios públicos. "Essa é uma prática que antecede ao feriado de Finados, temos um movimento grande de crianças ofertando serviços de limpeza e pintura de sepultura, vendendo água, vela e flores. O Ministério do Trabalho convoca todos os anos a diretoria dos cemitérios para esse combate, contamos também com a parceria da Prefeitura, através da Abordagem Social e hoje através das ações de sensibilização e as blitz, conseguimos coibir um pouco mais essa prática", disse a diretora.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem