agencia

Notícias

Terça-feira, 30/10/2018 - 19h11

Avanços da Prefeitura de São Luís na Saúde é tema de reunião ordinária do Comdes

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, apresentou os avanços alcançados na área de saúde

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Avanços da Prefeitura de São Luís na Saúde é tema de reunião ordinária do Comdes

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), promoveu nesta terça-feira (30) a 5º reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (COMDES). O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial-ACM. O secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo Moreira, que na ocasião fez a abertura do evento, falou sobre importância da realização de mais uma reunião do Comdes.

"Essa reunião foi extremamente importante para mostrar aos membros do Conselho, as grandes transformações que ocorreram em um ano e três meses na área de saúde na gestão do secretário Lula Fylho. O Secretário Lula Fylho demonstrou, através da sua apresentação, que foram grandes as melhorias alcançadas e que prenunciam muito maiores conquistas ainda pela frente. Essa reunião para o Comdes é muito importante porque subsidia os seus membros de informações sobre o que está acontecendo para que eles possam, com base de elementos concretos, poder cobrar dar sugestões para buscar novos esclarecimentos", afirmou o secretário.

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, apresentou os avanços alcançados na área de saúde, ele ressaltou ainda o benefício de participar deste encontro do Comdes. "É sempre bom utilizar esses fóruns de debates para que a gente possa explanar, esclarecer e prestar contas para a sociedade. Aqui, o público é extremamente representativo, são vários segmentos da sociedade participando, tanto civil, quanto empresarial. Eles acompanham a gestão pública, então é um bom canal para prestação de contas", disse.

Ele também ressaltou a importâncias da parceria com a Seplan. "Não tem como fazer saúde pública sem parcerias, e no caso das capacitações, nós tivemos um grande avanço. A Escola de Governo e Gestão Municipal tem sido muito importante com sua parceria, e através dela a gente está implementando as ações da superintendência de educação e saúde. Nós já tivemos várias capacitações durante esses anos. Eu vou destacar as duas mais recentes: o Curso de Gestão em Unidade de Saúde e o Curso de Assistência de Farmácia, ambas estão sendo executadas as primeiras turmas. Estamos formando esses profissionais, e isso muito bom porque vai ajudar melhorar nossos serviços", concluiu Lula Fylho.

Também participara da reunião a secretária municipal de Administração, Mittyz Rodrigues; a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável, Cáritas Ribeiro; membros do Comdes e equipe técnica da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento.

COMDES

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Social foi criado pela Lei Municipal Nº 5.799/13, é composto por representantes de secretarias municipais com atribuições nas áreas econômicas e sociais, por representante do Poder Legislativo Municipal e de entidades da sociedade civil. O conselho tem o objetivo  de debater políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social de São Luís.