agencia

Notícias

Sexta-feira, 02/11/2018 - 13h26

Prefeito Edivaldo destaca política dos Ecopontos durante abertura da Semana da Sustentabilidade

Durante o evento o prefeito destacou a importância da implantação dos Ecopontos em São Luís como política de incentivo a práticas sustentáveis na cidade

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O prefeito destacou a importância da implantação dos Ecopontos em São Luís como política de incentivo a práticas sustentáveis

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior acompanhou na noite de quinta-feira (1ª) as atividades da Prefeitura de São Luís na abertura da Semana da Sustentabilidade. Durante a visita, ele destacou a importância da implantação dos Ecopontos em São Luís como política de incentivo a práticas sustentáveis na cidade. A Semana da Sustentabilidade acontece na Praça de Eventos do Shopping da Ilha até o domingo (4) e a programação começa sempre às 14h.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, o prefeito participou das atividades realizadas no espaço da Prefeitura de São Luís e conversou com o público presente no local. O stand destaca a política dos Ecopontos de São Luís e os esforços da gestão do prefeito Edivaldo para garantir a limpeza da cidade por meio da coleta seletiva, reciclagem e o incentivo à população de adoção de práticas sustentáveis no seu dia a dia.

O prefeito Edivaldo destacou que tem dado muita atenção ao tema sustentabilidade em sua gestão por causa da importância para o desenvolvimento da cidade. "Em São Luís nós temos avançado na coleta seletiva por meio da implantação dos Ecopontos. Já temos 11 em pleno funcionamento e, até o fim do ano, teremos 16 construídos. Os Ecopontos também são fundamentais para o fortalecimento das cooperativas de catadores, sendo instrumentos de geração de emprego e renda", disse.

O gestor municipal afirmou ainda que os debates que serão realizados ao longo da Semana da Sustentabilidade são fundamentais para integrar poder público e população no cuidado com a cidade. "Temos que andar juntos, de mãos dadas, Prefeitura e população, para que possamos ter uma cidade mais limpa e mais sustentável. Por isso, essa semana é muito importante e com certeza vai trazer resultados muito positivos", disse.

Até domingo (4), a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, participa da Semana da Sustentabilidade que acontece na Praça de Eventos do Shopping da Ilha, das 14h às 22h. No stand montado no evento o público poderá fazer visitas virtuais aos Ecopontos e receberão dicas de como fazer o manejo correto dos resíduos domésticos, evitando o descarte irregular e fortalecendo as políticas de reciclagem na cidade.

ECOPONTOS VIRTUAIS

Quem passa pelo espaço da Prefeitura de São Luís na Semana da Sustentabilidade tem a oportunidade de fazer um passeio virtual pelos Ecopontos de São Luís, conhecendo o funcionamento destes equipamentos e aprendendo sobre sustentabilidade, reciclagem e coleta seletiva. Atualmente, a Prefeitura de São Luís tem 11 Ecopontos em funcionamento, que já encaminharam para a reciclagem mais de 18 mil toneladas de resíduos, fortalecendo as políticas de sustentabilidade da cidade. No último dia 30, o prefeito Edivaldo assinou uma ordem de serviço para a construção de mais cinco equipamentos.

A professora Érika Pereira Ferreira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campi Centro Histórico, visitou o espaço com seus alunos e destacou a importância desta política implantada pelo prefeito Edivaldo em São Luís. "Este trabalho que a Prefeitura desenvolve de conscientização da população para a coleta adequada dos resíduos é muito importante não apenas para a comunidade, mas também para os alunos que recebem estas informações e as levam para a casa. Com isso, conseguimos abranger um número maior de pessoas, mobilizando a sociedade para a importância da coleta seletiva", comentou.

PROGRAMAÇÃO

Também faz parte da programação do espaço da Prefeitura um passeio virtual por pontos de descarte irregular de resíduos na cidade para chamar a atenção da população para a importância do manejo ambientalmente adequado dos resíduos domésticos e os riscos para o meio ambiente decorrentes do descarte irregular.

O Cidadão Limpeza Cidade Beleza também está presente no local, conversando com os visitantes sobre práticas sustentáveis. Haverá ainda um painel informando o caminho correto do resíduo. Desde a compra de um produto até o seu descarte.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca que o consumo consciente é o primeiro passo para evitar a geração desnecessária de resíduos sólidos. "É preciso que cada cidadão pratique a autorresponsabilidade e entenda que ele é responsável por um produto desde a compra até o seu descarte ambientalmente adequado. Desta forma, nós vamos garantir um meio ambiente mais seguro e uma cidade mais limpa", disse.

SEMANA DA SUSTENTABILIDADE

O tema da semana é "Conhecimento", sob o mote "Conhecer para conscientizar", defendendo a ideia de que quanto mais conhecimento se adquire, maiores se tornam as práticas de cuidado com o meio ambiente, ressaltando ainda a importância do "Consumo Consciente" como exemplo para tais práticas.

Seguindo o conceito do evento, o stand da Prefeitura de São Luís foi montado com o uso de materiais que impactam menos o meio ambiente, utilizando-os também para evidenciar o conceito de reaproveitamento e conhecimento sustentável. As paredes que delimitam o stand são feitas de pallets com suporte para plantas naturais. Os puffs também são feitos de pallets e os suportes (mesas) são de tonéis.

PROGRAMAÇÃO

Espaço Prefeitura de São Luís
14h – abertura para o público
Atividades:
Tuor virtual aos Ecopontos
Tuor virtual a um lixão
Bate-papo com o Cidadão Limpeza sobre práticas sustentáveis

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem