agencia

Notícias

Sábado, 03/11/2018 - 15h00

Prefeitura promove palestra sobre descarte correto de lixo durante Semana da Sustentabilidade

O evento, que teve início na última quinta-feira (1º), acontece até domingo no Shopping da Ilha e reúne ideias de práticas sustentáveis para o dia a dia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Palestra sobre sustentabilidade atraiu público de todas as idades Dando continuidade à sua programação para a Semana da Sustentabilidade, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realizou uma palestra sobre o descarte ambientalmente adequado do lixo. A atividade ocorreu na sexta-feira (2), segundo dia do evento. Até o domingo, a Prefeitura de São Luís segue com um stand no evento, onde os visitantes podem aprender mais sobre coleta seletiva, reciclagem, o uso dos Ecopontos, além de receberem dicas de práticas sustentáveis para o dia a dia.

A Semana da Sustentabilidade acontece na Praça de Eventos do Shopping da Ilha até o domingo (4) e a programação começa sempre às 14h. No stand montado no evento, o público pode fazer visitas virtuais aos Ecopontos e recebem dicas de como fazer o manejo correto dos resíduos domésticos, evitando o descarte irregular e fortalecendo as políticas de reciclagem na cidade.

Dando continuidade à programação, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza conversou com o público, deu dicas importantes de como manter a cidade limpa e destacou as ações desenvolvidas na gestão do prefeito Edivaldo na área da limpeza urbana como a implantação dos Ecopontos.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou que a apresentação do Cidadão Limpeza Cidade Beleza faz parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo órgão. "Por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, a Prefeitura incentiva cada morador da cidade a manter sua rua, seu bairro, limpo. É uma forma de conscientizar e mobilizar as pessoas para práticas sustentáveis no dia a dia", informou.

O Cidadão Limpeza é um personagem criado pela Prefeitura de São Luís para conscientização da população para a importância do descarte correto do lixo. O objetivo do personagem é levar ao cidadão, de maneira leve e descontraída, a mensagem que uma cidade limpa, sustentável e bonita deve ser compromisso de todos.

O público presente no local interagiu com o Cidadão Limpeza Cidade Beleza e aproveitou para tirar dúvidas. Vinícius Lima perguntou ao Cidadão Limpeza que tipo de materiais podem ser entregues nos 11 Ecopontos já em funcionamento em São Luís. "Além de ter tirado minhas dúvidas, o Cidadão Limpeza me explicou como eu devo separar o lixo da minha casa para poder entregar nos Ecopontos os materiais recicláveis", disse.

PROGRAMAÇÃO

Quem passa pelo espaço da Prefeitura de São Luís na Semana da Sustentabilidade tem a oportunidade de fazer um passeio virtual pelos Ecopontos de São Luís e por meio disto tira suas dúvidas sobre o funcionamento destes equipamentos, sobre sustentabilidade, reciclagem e coleta seletiva. Atualmente, a Prefeitura de São Luís tem 11 Ecopontos em funcionamento que já encaminharam para a reciclagem mais de 18 mil toneladas de resíduos, fortalecendo as políticas de sustentabilidade da cidade. No dia 30, o prefeito Edivaldo assinou uma ordem de serviço para a construção de mais cinco equipamentos.

Também faz parte da programação do espaço da Prefeitura um passeio virtual por pontos de descarte irregular de resíduos na cidade para chamar a atenção da população para a importância do manejo ambientalmente adequado dos resíduos domésticos e os riscos para o meio ambiente decorrentes do descarte irregular.

SEMANA DA SUSTENTABILIDADE

O tema da semana é "Conhecimento", sob o mote "Conhecer para conscientizar", defendendo a ideia de que quanto mais conhecimento se adquire, maiores se tornam as práticas de cuidado com o meio ambiente, ressaltando ainda a importância do "Consumo Consciente" como exemplo para tais práticas.

Seguindo o conceito do evento, o stand da Prefeitura de São Luís foi montado com o uso de materiais que impactam menos o meio ambiente, utilizando-os também para evidenciar o conceito de reaproveitamento e conhecimento sustentável. As paredes que delimitam o stand são feitas de pallets com suporte para plantas naturais. Os puffs também são feitos de pallets e os suportes (mesas) são de toneis.

Entre as atividades que estão sendo oferecidas pela Prefeitura estão o tour virtual aos Ecopontos, o tuor virtual a um lixão e bate-papo com o Cidadão Limpeza sobre práticas sustentáveis.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem