agencia

Notícias

Segunda-feira, 05/11/2018 - 16h40

Política de resíduos sólidos da gestão do prefeito Edivaldo destaca-se na Semana da Sustentabilidade

Stand da Prefeitura chamou a atenção dos presentes ao evento que puderam conhecer mais sobre os Ecopontos e também ações do prefeito Edivaldo na área da sustentabilidade

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Com as ações de divulgação no stand, Prefeitura alcançou grande público durante o evento A Prefeitura de São Luís encerrou sua participação na Semana da Sustentabilidade, que ocorreu no Shopping da Ilha de quinta-feira (1º) a domingo (4), fazendo um balanço positivo das atividades desenvolvidas. Ao longo de quatro dias foi possível debater diretamente com a população as ações da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior na área de resíduos sólidos. O principal destaque da programação foi a divulgação da ampliação da política dos Ecopontos.

O stand montado pela Prefeitura atraiu um grande público ao longo de quatro dias. No espaço, um telão exibia vídeos que mostravam o processo de profissionalização da gestão de resíduos sólidos implantada em São Luís pelo prefeito Edivaldo desde o fechamento do Aterro da Ribeira, em julho de 2015, até a implantação dos Ecopontos.

Em visita ao stand durante a abertura da Semana da Sustentabilidade, o prefeito Edivaldo destacou a importância de todas estas políticas. "Estamos trabalhando para tornar São Luís uma cidade mais limpa e sustentável. Para isto é fundamental a parceria entre o poder público e a população. Cada um fazendo sua parte nós vamos conseguir vencer este desafio que é avançar na implantação da coleta seletiva, reciclagem e práticas sustentáveis em nossa cidade", afirmou.

O público que visitou o espaço aproveitou a oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre o novo modelo de gestão de resíduos sólidos em São Luís, conhecer os Ecopontos, saber mais sobre seu funcionamento e aprender práticas que contribuem para uma cidade mais limpa. Ao longo de toda a programação do evento, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza fez intervenções no palco principal, destacando a política dos Ecopontos.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca ainda outro eixo importante da gestão de resíduos sólidos em São Luís. "A Prefeitura de São Luís está garantindo também o fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis que estão podendo crescer, tendo aumento no seu rendimento mensal e absorver novos trabalhadores. Com isso, a Prefeitura gera emprego, renda e inclusão social por meio de uma gestão profissional de resíduos sólidos", informou.

NOVOS ECOPONTOS

Atualmente, a capital tem 11 Ecopontos em pleno funcionamento que já receberam e encaminharam para a reciclagem mais de 18 mil toneladas de materiais. Este mês, cinco novos Ecopontos começam a ser construídos, além de dois galpões de triagem de materiais recicláveis. A meta do Prefeito Edivaldo é implantar 30 Ecopontos em São Luís até o fim da sua gestão.

Além dos cinco novos Ecopontos, cujas obras serão iniciadas este mês, a Prefeitura trabalha no licenciamento dos novos equipamentos para atender à demanda da população. Também está em processo de licenciamento a construção do Pátio de Compostagem para beneficiamento de Resíduos Orgânicos e a Usina de Beneficiamento de Resíduos de Construção Civil.

Todas estas ações em conjunto não apenas contribuem para diminuir o descarte irregular de lixo nas vias públicas, mas também preservam o meio ambiente, melhoram o paisagismo urbano e evitam problemas como entupimentos e alagamentos.

SEMANA DA SUSTENTABILIDADE

O Espaço da Prefeitura de São Luís foi um dos mais visitados durante a Semana da Sustentabilidade. A principal atração do espaço foram óculos de realidade virtual por meio dos quais os visitantes puderam fazer um tuor virtual pelos Ecopontos de São Luís. Para quem ainda não conhecia os espaços foi uma oportunidade de entender o uso destes equipamentos e sua importância para o Sistema de Limpeza Urbana de São Luís.

As visitas guiadas aos Ecopontos fazem parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Para a Semana da Sustentabilidade reproduziu-se a atividade no ambiente virtual. Quando o visitante coloca os óculos de realidade virtual, primeiro ele passa por um ponto de descarte irregular cujo objetivo era chamar atenção para o problema. Depois ele é recepcionado pelo Cidadão Limpeza Cidade Beleza, que o leva para conhecer os Ecopontos de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem