agencia

Notícias

Terça-feira, 06/11/2018 - 14h33

Idosos do Caisi atendidos pela Prefeitura mostram seus talentos em evento cultural nesta quinta (8)

Evento vai reunir mais de 40 idosos em programação que contempla dança, canto, poesia e mostra de produtos artesanais na Casa do Maranhão; ação integra a política de valorização da pessoa idosa implantada na gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Idosos do Caisi na Casa do Maranhão durante a Mostra de Talentos realizada ano passadoDiversas formas de arte dão o tom da quarta edição da Mostra de Talentos do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), da Prefeitura de São Luís. Nesta quinta-feira (8), idosos atendidos pela instituição se apresentam na vasta programação prevista para a ação. O evento será na Casa do Maranhão, Centro Histórico, das 9h às 16h e integra a política de valorização da pessoa idosa implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Serão mais de 40 idosos expondo produtos e apresentando seus talentos. A programação conta ainda com atração cultural. 

A mostra artística terá como tema 'A Arte a Caminho da Sustentabilidade' e traz produções nas áreas de arte e artesanato com bordados, pintura em tecido, culinária, dança, canto, poesia, mostra de produtos que estarão à venda e outras formas de arte. O evento tem como foco apresentar à população os resultados do trabalho desenvolvido no Caisi durante o ano, reforça o diretor geral do Centro, Paulo França. Parte dos produtos expostos estará disponível para venda e os demais serão apresentados como talentos.

O secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, ressalta que atividades deste porte integram a programação regular do Caisi e segue orientação do prefeito Edivaldo. "São ações que contribuem para uma vida mais saudável e melhor às pessoas da terceira idade, além de promover a interação social. O evento chega à sua quarta edição com um conjunto de ações de entretenimento, de arte e cultura envolvendo os idosos atendidos pela instituição e de outras entidades que possuem o mesmo fim. Será, sem dúvidas, um momento muito especial para eles que passam o ano treinando e se preparando para as apresentações", pontua o gestor.

Os idosos participam da mostra integram as atividades do Caisi nas áreas de arteterapia e musicoterapia. "É uma forma de inseri-los ainda mais nas ações sociais e treinar talentos", reforça o diretor da unidade, Paulo França. Integrantes da Universidade Aberta da Terceira Idade/Unabi, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), também participam da mostra.

A programação terá abertura com apresentação da Banda da Guarda Municipal que executam o Hino Nacional e o Hino de São Luís; corais Vozes do Tempo, do Caisi e Unabi, da Uema; exposição de produtos de arte e artesanato; apresentação de grupo de carimbó formado por idosos do Caisi e grupo de dança Fios de Prata. O evento encerra com show do artista maranhense Gabriel Melônio.

ATENÇÃO AO IDOSO

São mais de 18 mil idosos cadastrados no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), com média de 13 mil atendimentos por mês, sendo individual e em grupos. Os idosos contam com a assistência prestada através de grupos de convivência sobre saúde do homem, hidroginástica, ioga, artes manuais, pilates, coral, dança e terapia familiar.

O centro oferece também serviços especializados na área de saúde – consultas médicas em geriatria, educação física, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, além dos grupos terapêuticos (arteterapia, memória, convivência e outros).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem