agencia

Notícias

Terça-feira, 06/11/2018 - 15h02

Prefeitura realiza ações preventivas de saúde do homem em programação alusiva ao Novembro Azul

Campanha ocorre durante todo o mês e visa chamar atenção da população masculina sobre a prevenção de doenças que acometem esse público; atividades integram a política de saúde desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Campanha Novembro Azul visa despertar a consciência dos homens sobre a necessidade de cuidar da saúde A Prefeitura de São Luís está desenvolvendo nas unidades municipais de saúde e outros espaços da capital, ampla programação de atividades alusivas ao Novembro Azul. As ações marcam o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e em favor da saúde integral do homem. O Dia D da Ação acontecerá no dia 24 (sábado), no Centro de Saúde Djalma Marques, no Turu, oportunidade na qual serão disponibilizados diversos serviços de saúde voltados a esse público. As atividades integram a política desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em atenção à saúde do homem.

No Dia D, serão ofertados, das 8h às 12h, serviços de saúde como consultas com urologista, proctologista, dermatologista, dentista, infectologista e clinico geral. Ainda na programação constam ações de medicina alternativa como auriculoterapia, acupuntura e massagem corporal; haverá ainda aferição de pressão arterial, teste rápidos de glicemia, vacinação, além de torneio de futebol, rodas de capoeira e atrações culturais diversas.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou a campanha como um momento importante para a promoção de ações concretas de saúde do homem e, ainda, para a conscientização da população masculina sobre a prevenção de doenças que acometem largamente esse público, considerado como o mais o resistente aos cuidados médicos.

"Sabemos que a população masculina é a que menos se cuida e, consequentemente, a que mais busca os equipamentos de saúde em decorrência de doenças já em estágio avançado. Por isso, além da programação que estamos desenvolvendo para intensificar os cuidados com esse público, queremos também mostrar e alertar essas pessoas sobre o quão importante é procurar regulamente os serviços de saúde, principalmente os de prevenção de câncer de próstata e pênis, entre outros que podem ser prevenidos, e não buscar atendimento apenas quando já precisam trata-las", observou Lula Fylho.

Durante todo o mês, também será desenvolvida na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, uma programação especial de prevenção à saúde do homem. No próximo domingo (11), entre as atividades previstas na Feirinha estão ações de estímulo à alimentação saudável e prática de atividade física contra a obesidade e o sedentarismo, com orientações de nutricionistas educadores físicos; encaminhamentos ao urologista e ao proctologista, além de serviços de aferição de pressão arterial e testes rápidos

No domingo seguinte, dia 18, as ações realizadas na Feirinha serão focadas na prevenção de doenças cardiovasculares, com orientações sobre o problema; e de controle do diabetes e da hipertensão, em espaço criado especialmente para a realização desse serviço de saúde. Terá ainda aferição de pressão arterial, teste de glicemia e encaminhamento para urologista e proctologista.

Já no domingo do dia 25, serão desenvolvidos os mesmos serviços disponibilizados nos domingos anteriores e ainda uma oficina de turbante, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 deste mês. 

UNIDADES DE SAÚDE

Nas Unidades Básicas de Saúde, a programação do Novembro Azul inclui, durante todo o mês, ações educativas com a distribuição de folders informativos e laços alusivos à campanha; teste de glicemia, testes rápidos, aferição de pressão e entrega de preservativos; e orientações diversas sobre saúde do homem.

No Centro de Saúde Cohab Anil I, na próxima terça-feira (13), a partir das 8h, a programação alusiva ao Novembro Azul realizará rodas de conversas sobre o câncer de próstata, pênis, mama e bucal; consultas médicas, atendimento odontológico, auriculoterapia, ventosaterapia, florais de bach, testes rápidos, imunização, entre outros serviços.

O Centro de Saúde Salomão Fiquene, no Coharac II, também desenvolverá uma diversificada programação de saúde preventiva, dia 21, a partir das 8h. Entre as ações constam palestra sobre a Lei Maria da Penha, testes de glicemia, aferição de pressão, entre outros exames de saúde preventiva.

As atividades integram a política desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo em atenção à saúde do homem. Entre as ações executadas com essa finalidade está a criação do Núcleo Especializado de Saúde do Homem, que funciona no Centro de Especialidades Médicas do Filipinho (CEM Filipinho), primeiro espaço criado no Maranhão para ser referência em atendimento médico para o público masculino. Para disponibilizar esse atendimento, a Prefeitura de São Luís ampliou os serviços nas áreas médicas de urologista e proctologia, possibilitando a realização de exames preventivos do câncer de próstata e pênis, além de biópsia, cateterismo, punção de bexiga e vasectomia.

CAMPANHA

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha Um Toque, Um Drible. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, o instituto passou a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem: surgia o Novembro Azul. O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos de idade. Na fase inicial a doença não apresenta sintomas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem