agencia

Notícias

Quarta-feira, 07/11/2018 - 17h02

Prefeitura reúne trade turístico e apresenta ações da gestão do prefeito Edivaldo para a área

Capacitações, divulgação do destino São Luís fora do estado e oferta de novo roteiro turístico foram algumas das iniciativas apresentadas à cadeia do turismo em evento na Fabrica Santa Amélia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Trade turístico se reuniu para saber mais sobre ações da gestão do prefeito Edivaldo para o turismoAs ações na área do turismo realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior durante os últimos meses foram apresentadas nesta quarta-feira (7), em mais uma edição do Café com Trade, evento promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e que reuniu empresários, representantes sindicais, agentes de turismo e de viagens da cidade em um momento de confraternização. O evento ocorreu nesta quarta-feira (7), na Fábrica Santa Amélia (Centro).

Além de dar publicidade às ações voltadas para a área do turismo na capital, o Café com Trade também é o momento no qual a Prefeitura abre espaço para receber sugestões para a realização de ações futuras para a melhoria do turismo em São Luís. "Durante esses encontros apresentamos os resultados das ações que estão sendo postas em prática pelo prefeito Edivaldo e o que a gestão pretende fazer nos meses seguintes, aceitando sugestões de todos que estão presentes", explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Entre as ações destacadas pela secretária Socorro Araújo durante o evento estão a capacitação turística para motoristas que trabalham com transporte de passageiros na capital. Realizada entre os dias 17 e 21 de outubro, a ação reuniu mais de 20 profissionais que puderam aprender mais sobre como tratar os visitantes, além de informar aos turistas pontos importantes para a visitação na cidade.

Também foi ressaltada a ação realizada no Sítio Capixaba, no qual os agentes de viagens e turismo, empresários e representantes sindicais foram levados para conhecer um roteiro na zona rural de São Luís e que deverá ser incorporado aos roteiros ofertados aos visitantes. O Reviva também foi apresentado como opção para os turistas que chegam na cidade. O programa engloba o Sarau Histórico, Passeio Serenata e Roteiro Reggae e terá eventos até o fim do ano. A programação completa pode ser acessada no site www.turismosaoluis.com.

A participação da Prefeitura de São Luís na Feira de Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) e Abav Expo 2018 Conecta, em São Paulo, também foi discutida. Durante essas viagens, a Prefeitura mostrou a potencialidade do destino São Luís para milhares de pessoas.

Foram apresentados ainda ao trade os integrantes da Instância de Governança Turística do Polo São Luís e do Conselho Municipal de Turismo de São Luís (Comtur), ambas instituições com representantes de diversos segmentos da área. Também foram ressaltados os dados do Observatório do Turismo que mostra que 87% dos visitantes aprovam a cidade como destino turístico.

PASSEIO

Após o Café, todos foram levados por um passeio guiado à Fábrica Santa Amélia. A mestra em Cultura e Sociedade Brenda Leite foi a responsável pelo roteiro. "É um espaço riquíssimo, nós temos que aproveitar tudo que a cidade oferece. A fábrica conta parte da nossa história, representando a riqueza que os grandes produtores do Estado já tiveram", explicou.

Localizado na Rua Cândido Ribeiro, no Centro Histórico de São Luís (MA), o monumento nacional foi tombado em 1987. A fábrica Santa Amélia foi instalada em 1902 no prédio da antiga fábrica da Companhia de Lanifícios Maranhense, fundada em 1892, constituindo um rico testemunho da trajetória do empreendedorismo maranhense, refletindo o poderio da elite enriquecida pelo algodão.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem