agencia

Notícias

Domingo, 11/11/2018 - 08h47

Monitores da rede municipal da Prefeitura de São Luís são capacitados no programa Novo Mais Educação

A formação tem como objetivo orientar o desenvolvimento de práticas que contribuam com o desenvolvimento das crianças e adolescentes das escolas do município

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Monitores da rede municipal da Prefeitura de São Luís são capacitados no programa Novo Mais EducaçãoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última semana, o 4º Encontro de Formação Continuada de monitores das escolas da rede pública de São Luís pelo programa federal Novo Mais Educação. A capacitação tem como objetivo orientar os participantes no desenvolvimento de práticas diversificadas e dinâmicas, de forma a levar ensino e aprendizagem, e contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes das unidades básicas de ensino. A ação soma-se a outras iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de promover mais qualidade ao processo de ensino e aprendizado. 

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressalta que as formações, que seguem orientação do prefeito Edivaldo, promovem significativas mudanças na construção integral dos estudantes enquanto cidadãos e, também, no desenvolvimento profissional dos colaboradores. "Todo esse processo é muito valioso porque tem a intenção de fazer com que os estudantes da rede municipal de ensino aprendam de forma mais lúdica, e assim, também contribuir para a formação cidadã. O Novo Mais Educação tem foco em ampliar o pedagógico e fortalecer a Educação com mais tempo e permanência dos estudantes na escola", ressaltou o titular da Semed.

Promovido pela coordenação do programa na Semed, a formação aconteceu, simultaneamente, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Centro de Ensino Liceu Maranhense. O processo formativo contou com a participação de monitores efetivamente inseridos em 28 Unidades de Educação Básica do Ensino Fundamental da rede municipal de São Luís, beneficiando mais de cinco mil estudantes com atividades no contraturno escolar, tais como: acompanhamento pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática), esporte e lazer, cultura e artes.

Responsável pela formação, o coordenador do programa Novo Mais Educação na Semed, Luiz Gonzaga França Pinheiro Segundo, destaca que a formação tem como finalidade orientar os profissionais a trabalharem com os estudantes em sala de aula, que permanecem mais tempo na escola e aprendam mais por meio do programa. "É uma ação de fortalecimento que visa o acompanhamento do planejamento e a organização das atividades dos monitores nas escolas em valorização à política de educação integral no município de São Luís" disse.

A professora e doutora Jucilea Neres Ferreira, coordenadora do Departamento do curso de Educação Física da UFMA, ministrou a formação para os monitores de esportes da rede e universitários de Educação Física da UFMA. "Nesse momento vamos trocar experiências e mostrar para eles jogos dinâmicos e recreativos onde a ênfase é na ludicidade e na brincadeira. Fazer com que as crianças aprendam nas aulas práticas um formato mais divertido, contribuindo também para sua permanência na escola".

Para a monitora de esportes da U.E.B Alberto Pinheiro, Soraia de Oliveira Silva, a formação é um ganho de conhecimento. "A formação vem para nos ajudar a entender o processo, sanar algumas dúvidas, ampliar a nossa visão do que é a prática do esporte e suas modalidades. E aqui, temos um leque de conhecimentos para práticas educativas na escola. Acredito nas formações, elas são primordiais e vem ampliar nossa visão no trabalho executado com o nosso público alvo, que são os estudantes da rede".

O mestre em capoeira, José Tupinambá David Borges, monitor da U.E.B Evandro Bessa, na Estiva, Núcleo Rural, sempre participa das formações oferecidas pela Semed. "Uma ferramenta muito importante para o nosso trabalho. Contribui para nosso conhecimento e faz a gente perceber as necessidades dos estudantes".

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem