agencia

Notícias

Sábado, 10/11/2018 - 08h35

Prefeito Edivaldo prestigia edição temática do Sarau Histórico baseada na obra O Mulato

Edição temática do evento que integra o programa Reviva foi mais uma iniciativa do programa colocado em prática pela gestão do prefeito Edivaldo com a finalidade de estimular o turismo por meio do teatro e da música, valorizando o Centro Histórico da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo prestigia Sarau Histórico sobre obra de Aluísio AzevedoO Centro Histórico de São Luís reviveu, nesta sexta-feira (9), a história de 'O Mulato', personagem do renomado escritor ludovicense Aluísio Azevedo. A obra foi interpretada durante edição do Sarau Histórico, na Praça Benedito Leite, e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior acompanhou o espetáculo ao lado da primeira-dama Camila Holanda. A cada edição, o Sarau atrai um número maior de público interessado em conhecer mais sobre a história, a arte, a literatura e a cultura ludovicense.

O prefeito Edivaldo mais uma vez prestigiou o Sarau, que a cada edição apresenta um tema diferente ao público. "A nossa cidade é de uma riqueza inestimável. É com o intuito de preservar o que há para nós de mais precioso que desenvolvemos ações como essa de valorização da nossa história e da nossa cultura em um cenário tão grandioso como o Centro Histórico. O reflexo desse trabalho é observado a cada edição deste evento, que reúne olhares curiosos e apaixonados por cada detalhe desta cidade", disse o gestor municipal.

O Sarau Histórico é uma das ações do programa Reviva, que foi criado na gestão do prefeito Edivaldo com a proposta de estimular o turismo e a produção cultural, além de promover a valorização do Centro Histórico com manifestações culturais com teatro, música e poesia. As atividades do programa são executadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e reúnem ainda iniciativas como as do Passeio Serenata e do Roteiro Reggae, que levam o público a percorrer as ruas do Centro Histórico.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, também acompanhou o espetáculo, que é também uma opção gratuita de lazer na cidade. "É uma honra acompanhar o crescimento desse programa que tem atraído cada vez mais os olhares para o nosso Centro Histórico. Observar o encantamento do público a cada edição, nos faz acreditar que os objetivos da gestão do prefeito Edivaldo, especialmente nesta área do Turismo, estão sendo alcançados", ressaltou a titular da Setur.

O espetáculo foi encenado pela companhia de teatro Bumba Cultura. A peça teatral contou a história de Raimundo, o mulato que dá nome à obra do escritor naturalista Aluísio Azevedo. Tendo São Luís como um dos cenários por onde se desenrola a trama, a obra é considerada uma crítica social, por abordar temas como o preconceito racial, a escravidão, a hipocrisia do clero e, ainda, o provincianismo. A releitura de 'O Mulato' encantou tanto quem conhecia quanto quem não conhecia os detalhes da obra.

Sarau Histórico foi elogiado pela gestora de saúde Jaciara Frazão

"Uma ação como essa nos relembra a nossa verdadeira história, reacendendo em nós o amor por nossa cidade. Fico emocionada porque amo essa cidade e essa é a primeira vez que vejo um prefeito cuidando dessa área. Temos boa música e uma cultura maravilhosa, e estou admirada com a quantidade de maranhenses que estão aqui prestigiando esse evento", contou a gestora de unidade de saúde, Jaciara Frazão.

A parte musical do Sarau foi comandada pela Banda Serenata, que apresentou músicas que animaram o público. "É uma opção de entretenimento e lazer para toda a família. Precisamos preservar a nossa rica cultura e essa é uma forma de valorizar o que temos", disse Cláudio Amorim, que foi com a sua família prestigiar o Sarau nesta sexta-feira (9).

O programa Reviva segue com programações até o fim de 2018. A próxima ação do Reviva acontece no dia 28 de novembro, com o Passeio Serenata, com saída às 19h da Praça Benedito Leite. O passeio percorre ruas do Centro Histórico e conta com paradas estratégicas para intervenções artísticas de personagens que contam a história da cidade.

REVITALIZAÇÃO

O prefeito Edivaldo ressaltou ainda que o Sarau Histórico, assim como as demais ações do Programa Reviva, faz parte de um conjunto de iniciativas do poder público municipal para a revitalização do Centro Histórico de São Luís. Entre elas está também a Feirinha São Luís, que rendeu ao gestor municipal o prêmio de Prefeito Empreendedor, do Sebrae, na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem