agencia

Notícias

Domingo, 11/11/2018 - 15h27

Edivaldo comemora na Feirinha São Luís conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor

Programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo foi sagrado campeão da etapa estadual na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual; neste domingo (11) o gestor e a primeira-dama comemoraram a conquista ao lado da população em edição especial do evento

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Edição especial da Feirinha São Luís marca premiação da gestão do prefeito EdivaldoEm mais uma edição, a Feirinha São Luís mostra porque é sucesso ao reunir centenas de pessoas para prestigiar a culinária, cultura e arte maranhense. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, esteve no evento deste domingo (11), na Praça Benedito Leite, Centro Histórico, que marcou a comemoração pelo Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. É a segunda vez que a premiação destaca a gestão do prefeito Edivaldo, que este ano venceu a etapa estadual na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) pela iniciativa da Feirinha São Luís. Com o resultado, ano que vem o gestor concorrerá na etapa nacional.

"É mais um reconhecimento por um importante programa da nossa gestão, que agrega uma grande cadeia produtiva e influi na economia, na atividade cultural e no turismo movimentando e mantendo vivo o Centro Histórico da capital. Para nós, a alegria e a satisfação são imensas. Sobretudo, por sabermos que os resultados da Feirinha São Luís, assim como de outras ações da gestão, vêm confirmar o trabalho sério que realizamos, sempre tendo em mente que administramos a cidade para que a população tenha mais qualidade de vida", pontua o prefeito Edivaldo.

A Feirinha São Luís, desde sua implantação ano passado, já recebeu cerca de 315 mil pessoas que geraram um capital circulante de quase R$ 16 milhões, além de gerar renda nos mais de 120 pontos de comercialização no entorno da praça. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas mais de 400 apresentações culturais. A Feirinha São Luís acontece todos os domingos das 7h30 às 15h.

O coordenador da Feiinha São Luís, Ivaldo Rodrigues, destaca a importância da Feirinha São Luís para a cidade. "A Feirinha São Luís cumpre sua proposta de revitalizar o espaço do Centro Histórico, por incentivar os pequenos produtores e promover o intercâmbio sociocultural. É um atrativo para todos os públicos e idades pela série de atrações que oferece, que une o folclore, a arte, música e a boa comida maranhense. Sem dúvida, uma premiação mais que justa a uma gestão que investe no que São Luís tem de melhor: sua gente e sua cultura", reforça. 

"Para o Sebrae é uma satisfação por ser incentivador do prêmio e pelas parcerias estabelecidas com as prefeituras que foram finalistas. Nada mais justo que o reconhecimento à Feirinha São Luís, que é um produto da economia criativa e prova que com essas ações se incentiva e oportuniza a inclusão de microempreendedores individuais e potenciais empresários na alimentação, cultura, gastronomia da cidade que são referência no país. É uma grata satisfação reconhecer essas iniciativas louváveis", destacou o diretor-superintendente do Sebrae-MA, João Martins.

Para a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, que também marcou presença na edição comemorativa, a Feirinha São Luís representa união de um público diverso para prestígio do que há de mais representativo no Maranhão, que é a sua cultura e culinária. "Aqui as pessoas podem apreciar a cultura, conhecer e consumir produtos tipicamente locais. Este evento estimula os produtores familiares aquecendo esse comércio e dando opção de diversão a quem visita. Por isso, o evento é sucesso e teve esse merecido reconhecimento", enfatizou o gestor.

Somado à programação regular do evento, artistas maranhenses que já passaram pelo palco da Feirinha São Luís, brindaram um público com um grande show em homenagem ao prêmio recebido pela gestão e ao sucesso que o evento representa. Na lista, canções que remetem à cidade como 'Ilha Bela', 'Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão', 'Maguinha do Sá Viana' e o Hino de Louvação a São Luís, entre outras. Mais de 30 artistas, entre estes, Melônio, Tássia Campos, Camila Boueri e Mila Camões mostraram um pouco do seu talento ao público no mega show.

"É importante, pois, muita gente acha que cultura não é trabalho e artistas como eu, que vivo de música, é fundamental ter um espaço como a Feirinha São Luís, onde posso divulgar meu trabalho e viver do que faço. A Feirinha é a valorização da gente enquanto artista e onde somos bem recebidos pelo público e ter nosso trabalho reconhecido", pontua a cantora Tássia Campos.

O cantor Gabriel Melônio destacou que a Feirinha São Luís é "um espaço maravilhoso, bem pensando e que por isso, até hoje rende frutos". O artista enfatizou a honra e satisfação em faze parte desta iniciativa que teve seu reconhecimento também em outras instâncias. "A premiação à gestão por este programa, entre tantos outros, mostra que pela cultura e pela arte que valoriza seu povo é que se consegue vencer e crescer. Parabéns pela gestão por ter essa sensibilidade", disse.

SAÚDE DO HOMEM

Destaque do evento neste domingo, o estande da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orientou e informou o público, principalmente homens, para o cuidado com a saúde com foco na conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, além de oferecer serviços na área reforçando a campanha Novembro Azul.

Foi realizado ainda no estande da Semus ações de distribuição de preservativos, aferição de pressão, teste de glicemia, encaminhamento ao urologista e proctologista, orientação sobre atividade física com educador físico e também nutricionista, ouvidoria, orientações sobre o HPV e vacinação. Durante todo o mês de novembro, aos domingos, o espaço voltado para a saúde do homem estará disponível na Feirinha São Luís.

"Eu gosto demais desta Feirinha. Venho sempre com minha família pela grande variedade de opções para comer, para apreciar a cultura e também pela beleza da nossa cidade. É fantástica, uma festa muito boa. Dá para vir todo domingo que é só alegria e curtir com a família. A campanha da saúde foi outra iniciativa louvável. Às vezes, um estímulo ajuda que haja a mudança de atitude e os homens possam se cuidar mais", avaliou o funcionário público Bruno Aguiar, 32 anos, que estava com as filhas Bruna, de 12 anos e Maria de dois anos.

O arquiteto Antônio Carlos Nogueira, 44 anos, disse ver no evento um momento para se divertir e agora, com a iniciativa de unir a campanha Novembro Azul, de se cuidar mais. "É um espaço muito bacana. Aqui tem vida, movimento e mostra o melhor da nossa cidade, do nosso estado. As comidas típicas, as brincadeiras que são próprias da nossa região e todo esse cenário cultural são únicos. A Feirinha é realmente um sucesso. E reunir aqui a arte e esse espaço de saúde foi interessante porque estimula que nós homens possamos nos cuidar. Eu confesso que ainda estou me disciplinando e chances como estas ajudam a gente a ir mais além", disse.

PROGRAMAÇÃO

A Banda da Feirinha abriu a programação com muita música para animar o público, a partir das 8 horas. Em seguida, às 9h, uma mostra da 13ª Aldeia Sesc Guajajaras de Artes com apresentação do grupo maranhense Cortejo Banda Fanfarra 'A Cuscuzeira'. A trupe presenteou o público com uma mistura de bloco de rua e banda de baile lembrando as animadas canções carnavalescas.

Abrilhantaram ainda a programação da Feirinha São Luís o grupo Capoeira São Jorge, a cantora Mariana Rosa acompanhada de banda, o Bloco Tradicional Os Feras e encerrando as atrações culturais do evento, às 13h se apresentou o cantor Dinho Dias e sua banda. A Barraca do Chef foi outra atração à parte, somada aos estandes de comidas, bebidas e doces na linha artesanal e gourmet.

RECONHECIMENTO

A 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi realizada na noite de quinta-feira (8), no Multicenter Sebrae (Cohafuma). A gestão Edivaldo foi vencedora na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) com a programa Feirinha São Luís. O prefeito concorreu ainda na categoria Inovação e Sustentabilidade com o programa dos Ecopontos, que ficou como finalista. A Prefeitura de São Luís disputou com as prefeituras de Rosário e Buriti Bravo. Nesta edição, 56 projetos foram inscritos, sendo destes 15 prefeitos finalistas. Em 2016, o prefeito Edivaldo foi premiado com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor distribui premiações nas categorias Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo nas Escolas; Desburocratização e Implementação da Redes Simples e Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem