agencia

Notícias

Quarta-feira, 14/11/2018 - 14h47

Prefeito Edivaldo vistoria mais uma creche que está com obras em fase de conclusão

Equipamento localizado na Chácara Brasil é um dos três que estão sendo finalizados pela gestão do prefeito Edivaldo que tem investido na melhoria da qualidade do ensino na capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo vistoria mais uma creche que está com obras em fase de conclusão"Estamos realizando vistoria a mais uma das creches que estão sendo construídas em nossa cidade, para atender com qualidade crianças na primeira infância, de forma que possamos expandir e melhorar ainda mais os serviços na educação infantil", destacou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior durante vistoria realizada nesta quarta-feira (14), na creche da Chácara Brasil, Turu. Com obras avançadas, o equipamento vai atender, em tempo integral, cerca de 200 crianças de até cinco anos de idade. Outras duas creches estão também sendo finalizadas, no bairro Morada do Sol, Maracanã; e outra na Cidade Operária. Esta última foi vistoriada semana passada pelo gestor.

As novas creches oferecem espaços climatizados e com toda infraestrutura para ofertar um serviço de qualidade às crianças e suas famílias. Durante a vistoria, o prefeito Edivaldo destacou a importância do equipamento para a região. "A construção de creches é um serviço muito demandado pela população e nós assumimos o compromisso de concretizar esse anseio da sociedade, principalmente das famílias que precisam deixar seus filhos pequenos para poder trabalhar", disse o prefeito Edivaldo, que esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e da secretária adjunta de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria de Jesus Gaspar Leite.

A creche da Chácara Brasil possui o mesmo padrão estrutural das demais unidades que já estão prontas ou em construção. São espaços idealizados para o acolhimento e o desenvolvimento das crianças com até cinco anos de idade. A unidade atenderá principalmente a crianças de bairros da região do Turu, como Divinéia, Vila Luizão, Alonso Costa, entre outros.

Totalmente climatizada, a creche conta com 10 salas de aula, sala de multiuso (com TV e jogos educativos), fraldário, cozinha, pátio coberto, sala para amamentação (lactaria), área livre com parquinho e jardim; secretaria, sala de professores e direção, além de seis banheiros, sendo três masculinos e três femininos. A sala de multiuso servirá também para reuniões e treinamento dos professores e educadores. A unidade fornecerá todas as refeições às crianças - do café da manhã ao jantar - antes de entregá-las às suas famílias.

A secretária adjunta de Ensino da Semed, Maria de Jesus Gaspar, destacou o período integral de atendimento como o fator diferencial das unidades que estão sendo concluídas. "Nós já desenvolvemos o ensino em sua integralidade, mas agora vamos passar também a atender em tempo integral. Assim como esta creche, todas as outras unidades têm excelente estrutura para proporcionar uma educação de qualidade e dar aos pais a tranquilidade que necessitam, porque encontrarão aqui profissionais altamente capacitados para atuarem com essa faixa etária", pontuou Maria de Jesus Gaspar.

Ainda conforme a secretária adjunta, as matrículas para ingresso na creche da Chácara Brasil serão totalmente online e deverão acontecer a partir de dezembro próximo. Destacou ainda que serão adotados alguns critérios de ordem e seleção, entre eles, morar nas proximidades da unidade. "Teremos de adotar esses critérios para que possamos atender da forma mais democrática possível", frisou a gestora, acrescentando ainda que a creche deve iniciar as atividades em fevereiro próximo.

CRECHES

A Prefeitura de São Luís já tem três creches com obras em finalização. Além da unidade na Chácara Brasil, estão sendo concluídas também outras na Cidade Operária e Morada do Sol, residencial que está recebendo uma segunda creche com obras já em estágio avançado. Juntas, as unidades vão atender em torno de 800 crianças com idade de zero a cinco.

Outras creches estão em fase de licitação, sendo que duas já estão com recursos assegurados. A Prefeitura vai continuar fazendo gestão junto ao Governo Federal para a liberação de recursos para que mais creches possam ser construídas, ampliando o atendimento para mais crianças e pais.

As famílias da comunidade que será diretamente beneficiada pelo serviço comemoram a instalação da creche no local. A servidora pública Josy Fróes é uma delas. Mãe da pequena Katarina, de 4 anos, ela se alegra com a possibilidade de matricular a menina na unidade. "Sem dúvida, a construção dessa creche é um dos maiores benefícios que poderíamos receber do poder público. Isso era um sonho de toda a comunidade e que agora temos a felicidade de ver concretizado", disse ela.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem